- Publicidade -

Chimpanzé deixa de ser cobaia laboratorial e vira artista

Após passar a maior parte da vida sendo usado como cobaia em testes laboratoriais, Cheetah, um chimpanzé resgatado nos Estados Unidos, se transformou em um artista. O animal é um exemplo e símbolo de superação.

Após passar a maior parte da vida sendo usado como cobaia em testes laboratoriais, Cheetah, um chimpanzé resgatado nos Estados Unidos, se transformou em um artista. O animal é um exemplo e símbolo de superação.

- Publicidade -

Os especialistas não sabem dizer se Cheetah nasceu em cativeiro ou na natureza, mas é certo que ele veio ao mundo na década de 70. Desde então, foi usado em testes pesados, como 400 biópsias hepáticas, sem que houvesse o uso de medicamentos para dor.

Entre outras coisas, o chimpanzé foi obrigado a viajar quase todo o país em uma gaiola amontoada entre tantas outras. Por causa de todo este sofrimento, os especialistas acreditavam que Cheetah teria um comportamento agressivo com seres humanos, mas ao chegar ao abrigo da ONG Save the Chimps em Fort Pierce, Flórida, o que se viu foi um animal sensível e simpático.

A arte serviu como válvula de escape para que o chimpanzé conseguisse descarregar o estresse armazenado durante toda a sua vida. Pintar é uma das atividades preferidas do animal, que se tornou um verdadeiro astro dentro da ONG e já tem status de artista até mesmo na mídia norte-americana.

Quando está sozinho em seu “ateliê”, Cheetah se transforma em um verdadeiro pintor. Não se trata apenas de jogar a tinta sobre as telas, mas o chimpanzé tem o trabalho de misturar as cores e utilizar pincéis. Em algumas ocasiões ele pinta também com as mãos e até com os lábios.

- Publicidade -

“Nós lhe demos suas próprias tintas e pincéis e ele pintou tudo a sua volta. Ele se concentra com muito cuidado em todas as suas pinturas e nos surpreendeu ver como Cheetah sabia exatamente o que fazer com os pincéis. Ele é um chimpanzé muito inteligente”, explicou Jan Feurertein, cuidado da Save the Chimps.

A história e as obras de Cheetah já ganharam as páginas da revista “Vanity Fair”, famosa mundialmente. A capa da edição era estampada pela atriz Katie Holmes, enquanto parte do conteúdo tratava sobre o chimpanzé artista.

Com todo o seu histórico, Cheetah faz parte de um grupo de animais com necessidades especiais, que não se integram ao restante do grupo de chimpanzés da ONG. Por isso, ele permanece integrado a grupos menores no espaço construído pela Save the Chimps há 12 anos. Com informações do Palm Beach Post.

- Publicidade -

Redação CicloVivo