- Publicidade -

22% das espécies de plantas correm risco de extinção

Um estudo divulgado na última quarta-feira (29) constatou que 22% das espécies de plantas do mundo correm risco de extinção. Os cientistas britânicos, responsáveis pelas pesquisas, alegam que a ação humana seja o principal causador dessa destruição.

Um estudo divulgado na última quarta-feira (29) constatou que 22% das espécies de plantas do mundo correm risco de extinção. Os cientistas britânicos responsáveis pelas pesquisas alegam que a ação humana seja o principal causador dessa destruição.

- Publicidade -

Para chegar neste resultado, os pesquisadores do Kew Gardens de Londres, do Museu de História Natural de Londres e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) incluíram sete mil espécies pertencentes a cinco grupos vegetais nos estudos específicos: musgos, samambaias, coníferas, flores e leguminosas, que também fazem parte do grupo das floríferas. Foi com base nessas análises que eles chegaram ao resultado de que mais de um quinto deles está ameaçado de extinção. Porém, somente 380 mil espécies são conhecidas e existem muitos outros tipos de plantas espalhados pelo mundo sem nenhum registro.

O relatório, chamado de Linha Vermelha de espécies de plantas, mostra que as áreas de floresta tropical, como a Mata Atlântica, são as mais prejudicadas. O diretor do Kew Gardens de Londres, Stephen Hopper, lembra que essa é a primeira vez que um estudo mostra o real risco de extinção das plantas e a rapidez com que isto está acontecendo.

Os homens são os principais causadores desta perda enorme na vegetação. Os cientistas explicam que as queimadas das áreas florestadas para o uso na agricultura ou pecuária colabora muito para a extinção das espécies nativas.

Entre os dias 18 e 29 de outubro será realizada uma reunião entre os representantes da Convenção da Biodiversidade, das Nações Unidas, em Nagoia, no Japão. Hopper lembra que um dos projetos a ser discutido nesta reunião é a meta da biodiversidade até 2020. “As plantas são a base da biodiversidade e sua importância nas mudanças climáticas tem sido negligenciada por muito tempo. Nós não podemos sentar e ver o desaparecimento das espécies de plantas”, finaliza ele.

- Publicidade -

Confina no mapa interativo as regiões que abrigam as espécies de plantas mais ameaçadas de extinção do planeta.

Imagem: Mayra Rosa – CicloVivo

- Publicidade -