A Assembleia da Califórnia votou a favor do chamado SB100, o projeto de lei do Senado que conduz a Califórnia para a geração de 100% de energia renovável. Tal projeto sugere  uma nova meta de que 60% da eletricidade do estado seja de fontes renováveis ​​até 2030 e 100% de energia limpa e renovável até 2045. O governador do estado, Jerry Brown, tem trinta dias para assinar o projeto de lei.

O SB100 propõe trocar os combustíveis sujos, como o gás, para fontes 100% limpas e renováveis ​​de energia, como eólica, solar e geotérmica. Trata-se de uma proposta de emenda ao Padrão de Portfólio Renovável (RPS) da Califórnia. O RPS é um padrão regulamentar que exige uma certa quantidade de energia proveniente de fontes limpas e renováveis, como a solar e a eólica.

“Este é um momento crucial para a Califórnia, para o país e para o mundo. Enquanto Donald Trump abandona a realidade ignorando a crise climática e o incrível crescimento da energia limpa, a Califórnia está se aproximando para liderar a transição para uma economia 100% limpa. Milhões de residências e empresas serão totalmente alimentadas por energia  renovável até 2045, se não antes”, comemora Michael Brune, diretor executivo da associação ecologista Sierra Club.

Mais que praia e surfistas

As metas ousadas estão criando milhares de empregos e bilhões de dólares em todo o estado. De acordo com o Departamento de Energia, mais de 500 mil pessoas trabalham no setor de energia renovável na Califórnia – um número que ultrapassa de longe qualquer outro do país. Ao contrário do carvão, os empregos em energia renovável têm uma perspectiva positiva de crescimento.

Além disso, o estado é a quinta maior economia do mundo, provando que fortes metas de energia “limpa” e salvaguardas ambientais são uma receita para uma economia mais forte e inclusiva.

A Califórnia vem estabelecendo compromissos ambiciosos. Entre outras iniciativas, já afirmou que pode banir carros a gasolina e diesel até 2030 e quer multar os restaurantes que ofereceram canudos plásticos aos clientes. A esperança é que o estado mais rico e populoso dos Estados Unidos sirva de exemplo aos demais.