- Publicidade -

Usinas eólicas são maioria em leilão nacional de energia

O próximo leilão de energia, a ser realizado no dia 28 de novembro, contará com 577 projetos eólicos disponíveis para aquisição em todo o Brasil.

O próximo leilão de energia, a ser realizado no dia 28 de novembro, contará com 577 projetos eólicos disponíveis para aquisição em todo o Brasil. A produção de energia a partir dos ventos é a líder em propostas, seguida pelas usinas solares e termelétricas.

- Publicidade -

Conforme informado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Leilão A-5 contará com 29.242 megawatts totais de capacidade instalada. Praticamente metade deste montante deve ser destinado à energia eólica, com 14.155 MW, o equivalente a 70% das unidades disponibilizadas e 48% dos projetos habilitados.

O estado brasileiro com mais destaque, principalmente no que se refere à energia limpa, é a Bahia. São 209 projetos eólicos e 107 fotovoltaicos previstos para entrar em funcionamento em território baiano até o ano de 2019. O Rio Grande do Sul vem na segunda colocação, com 105 parques eólicos e outro destaque é o Rio Grande do Norte, com 99 projetos para produzir energia a partir dos ventos, gerando 2.307 megawatts e mais 180 megawatts provenientes de usinas fotovoltaicas.

Esses leilões estimulam investidores e resultam em contratos de longo prazo, que obriga as empresas a retirarem os projetos do papel e tornarem as iniciativas realidade. Além de expandirem a produção de energia limpa no Brasil, a aquisição destes projetos cria empregos e estimula a economia nacional. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -