- Publicidade -
lixo reciclável SP
Foto: iStock

Na primeira quinzena de abril, a capital paulista teve redução no volume de lixo e aumento da reciclagem. É que o revela dados preliminares da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), confira abaixo.

- Publicidade -

O levantamento da gestão aponta uma queda de aproximadamente 55% nos dados de varrição, em decorrência do menor volume de resíduos nas ruas. Já o serviço de coleta domiciliar comum teve uma queda de 12%. Estima-se que essa redução se deve ao fechamento de serviços presenciais não essenciais no município.

Por outro lado, a coleta seletiva chegou a crescer 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na quinzena, este ano, foram coletadas 4 mil toneladas de recicláveis. No mesmo período em 2019 foram recolhidas 3,2 mil toneladas.

Esse aumento, sugere a instituição, pode estar ligado a uma maior adesão dos paulistanos à reciclagem.

O destino dos resíduos recicláveis continua sendo as Centrais Mecanizadas de Triagem, que possuem capacidade operacional de 500 toneladas de resíduos por dia (250 cada). Anteriormente, as Centrais operavam com metade da produção. Agora, com o aumento de recicláveis, operam com cerca de 70% da capacidade.

- Publicidade -

Veja: Como descartar o lixo durante a pandemia.

central de reciclagem
Foto: Prefeitura de São Paulo

Menos lixos nas ruas

Em relação aos dados de varrição, nos primeiros 15 dias deste mês foram recolhidas 1,8 mil toneladas de resíduos, enquanto foram coletadas 4,1 mil toneladas em 2019. Ao todo, foram registradas cerca de 2 mil toneladas a menos – o que representa uma queda de mais de 50%.

lixo reciclavel SP
Foto: Roberto Parizotti | Fotos Públicas

Estima-se que a menor produção de lixo nas ruas se deve também à diminuição de pessoas nas ruas, já que os planos de trabalho de limpeza não sofreram reduções e sim, ampliações. É o caso da ampliação das equipes de limpeza e lavagens em torno dos hospitais, pontos de ônibus e terminais de trem e metrô da capital.

- Publicidade -

As informações são da Amlurb.