- Publicidade -

Piauí recebe novo parque eólico em 2015

Unidade de geração de energia limpa com pelo menos 105 aerogeradores será construída na Chapada do Araripe.

Um parque eólico com capacidade de, pelo menos, 210 MW, vai ser construído na Chapada do Araripe, no Piauí. Um dos principais novos projetos brasileiros de energia limpa, a unidade deverá ser concluída em 2015 e administrada pela empresa nacional Casa dos Ventos, que já confirmou a instalação de, pelo menos, 105 torres eólicas.

- Publicidade -

A nova unidade de geração assume fundamental importância para o desenvolvimento sustentável, uma vez que as proximidades da região abrigam uma área de preservação ambiental do fragilizado ecossistema local – que seria mais comprometido com a construção de uma usina hidrelétrica.

As turbinas eólicas que serão utilizadas na unidade de geração serão fabricadas no município baiano de Camaçari, pela multinacional espanhola Gamesa, que também será responsável pela manutenção por até cinco anos após a conclusão das obras.

Os representantes da companhia reforçam que, desde o dia em que o centro de produção foi instalado, a empresa tem desenvolvido estratégias para gerar empregos e aumentar a renda dos moradores da região. “A empresa vem mostrando que o Brasil é um dos mercados prioritários a curto e médio prazo, focando os esforços em desenvolvimento por toda a nossa cadeia de fornecimento, compartilhando nossas experiências com a população local”, declarou Edgard Corrochano, diretor geral da Gamesa na América do Sul.

Embora as turbinas de geração eólica sejam fabricadas pela empresa espanhola, a construção do novo parque eólico no Piauí também fortalece a economia brasileira, já que a unidade de geração será administrada pela Casa dos Ventos, empresa fundada no Ceará, em 2006.

- Publicidade -

Redação CicloVivo