Uma esfera azul foi o objeto criado pela equipe do Oliplanet para promover campanhas de conscientização do descarte de óleo de cozinha. O projeto de David Keller, Gabriel Kopanski, Guilherme Borges e Jeison Mello envolve catadores, comunidades e cooperativas, além de parcerias com as iniciativas privada e pública.

Neste caso, o grupo se uniu ao Governo do Estado do Paraná para conscientizar os banhistas do litoral do estado. “O Oliplanet funciona como um funil e é acoplado à boca da garrafa para facilitar no momento em que o óleo é despejado. O utensílio pode ser rosqueado no bico da garrafa e aberto sempre que preciso. Além disso, atende três características fundamentais: a usabilidade, a utilidade e o design”, explica David Keller, fundador da empresa.

A ação acontecerá a partir do 20 de janeiro até 11 de fevereiro no Balneário de Shangrilá (Pontal do Paraná), Balneário de Ipanema (Pontal do Paraná), Praia Central de Guaratuba (Guaratuba) e Balneário de Caiobá (Matinhos). Ao todo serão distribuídos 300 mil unidades das esferas e materiais educativos.

unnamed (6)

A ideia é passar para a população de que forma o óleo de cozinha causa a obstrução das galerias de esgoto e o que isso pode ocasionar com o tempo nas grandes cidades e, consequentemente, na natureza. Além disso, haverá orientação para separação do resíduo em garrafas PET, sobre o descarte correto da garrafa PET com óleo e também sobre a coleta e reciclagem.

unnamed (7)unnamed (5)

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.