- Publicidade -

Estudantes criam calculadora para medir pegada ambiental dos “Pratos Feitos”

O trabalho tem o intuito de analisar os impactos em quatro áreas: ecológico, econômico, sociocultural e nutricional.

Você sabe qual é o impacto ambiental gerado por um simples almoço em um restaurante do tipo “Prato Feito”? O Centro Universitário Senac, juntamente com a ONG WWF e a consultoria ecossistemas anunciou um projeto que deve calcular a pegada de carbono dessas refeições em estabelecimentos paulistanos.

- Publicidade -

O anúncio oficial do programa foi feito durante a Semana Mesa SP, o maior evento de gastronomia da América Latina. O trabalho, apelidado de “Pegada do Prato” será feito de maneira interdisciplinar, com o intuito de analisar os impactos em quatro áreas: ecológico, econômico, sociocultural e nutricional.

Segundo o diretor de graduação do Senac, Eduardo Ehlers, os trabalhos já começaram. “A iniciativa de ecogastronomia reúne professores e alunos das graduação de Gastronomia, Nutrição e Engenharia Ambiental do Centro Universitário Senac. A pesquisa está em andamento e deve ser concluída até meados de 2015”, informou.

O projeto deve tornar visível ao consumidor os impactos dos processos de produção e fabricação dos alimentos, permitindo que eles atentem às questões de sustentabilidade relacionadas à refeição e tenham mais um critério a ser considerado ao fazer suas escolhas.

O diretor ainda explica que a ferramenta foi pensada com base na calculadora de Pegada Ecológica criada pela WWF e que deve ser de fácil acesso para que os consumidores calculem os seus próprios impactos ambientais. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo