- Publicidade -

Brasil é o 7o país que mais gera energia eólica no mundo

Com os novos dados divulgados, o país saiu da 8a posição e ultrapassou o Canadá.

Geração eólica cresceu 25,7% de janeiro a agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, e tem atendido mais de 60% da carga do Nordeste em alguns dias.

- Publicidade -

Informações divulgadas nos últimos dias pela CCEE (Câmara de Comercialização da Energia Elétrica) e MME (Ministério do Minas e Energia) colocam a energia eólica brasileira num novo patamar. Um dos dados é que, no mês de agosto, a geração de energia eólica foi responsável por 10% de energia da matriz elétrica brasileira, com 5.825 MWmédios, de acordo com a CCEE.

Foi a primeira vez que a fonte atinge os dois dígitos de representação na matriz. O outro dado relevante é que o Brasil subiu mais uma posição e assumiu o sétimo lugar entre os países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá. Os dados são do “Boletim de Energia Eólica Brasil e Mundo – Base 2016” produzido pelo Ministério e Minas e Energia (MME).

“Este cenário nos mostra que a eólica é uma fonte madura, segura e pronta para se expandir ainda mais na matriz”, explica Elbia Gannoum, Presidente executiva da ABEEólica.

O Brasil tem hoje mais de 12,3 GW de capacidade instalada em mais de 490 parques distribuídos pelo Brasil conforme mapa abaixo:

- Publicidade -

image002

“Até 2020, o Brasil terá pelo menos 17,5 GW instalados, considerando apenas os leilões já realizados. Em dezembro, teremos dois leilões, um A-4 e um A-6, e esperamos aumentar mais este valor projetado, já que as eólicas têm se mostrado a fonte mais competitiva em leilões recentes”, resume Elbia.

- Publicidade -

Outro dado importante divulgado recentemente pela CCEE em seu boletim mensal mostra que a produção de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional – SIN, entre janeiro e agosto de 2017, foi 25,7% superior à geração no mesmo período do ano passado. No período, as usinas da fonte produziram um total de 4.032 MW médios frente aos 3.208 MW médios gerados no mesmo período de 2016. (saiba mais aqui)

Para saber mais dados atualizados sobre energia eólica, acesse o InfoVento, o Infográfico da ABEEólica.

Para consultar as informações do Ministério de Minas e Energia, clique aqui.