- Publicidade -

Zoológico norte-americano recebe selo LEED Gold

Inaugurado em maio de 2010, a entrada do zoológico Woodland Park, em Seattle, Washington, foi concebida com a sustentabilidade em mente, como parte do compromisso contínuo do parque com as práticas verdes.

Inaugurado em maio de 2010, a entrada do zoológico Woodland Park, em Seattle, Washington, foi concebida com a sustentabilidade em mente, como parte do compromisso contínuo do parque com as práticas verdes.

- Publicidade -

A nova entrada substitui as velhas proporcionando comodidade e serviços em um arranjo que permite que um grande número de convidados entre no zoológico rapidamente, mantendo uma escala íntima o suficiente para ser apreciado por pequenos grupos ou indivíduos.

O desenho racional da entrada oeste reflete os valores de uma organização baseada na ciência, cuja missão é educar os clientes sobre a necessidade de preservação do habitat dos animais selvagens. Os materiais usados foram cuidadosamente considerados para fornecer uma presença arquitetônica que é refinada em sua forma e durável na materialidade. Por isso, o projeto alcançou a certificação LEED Gold.

Os destaques sustentáveis do projeto incluem: eficiência energética; mitigação de colisão com aves; alternativa de transporte ecofriendly com estacionamento de bicicletas coberto; vasos sanitários de baixo fluxo e de alta velocidade, secadores de mão higiênicos, que utilizam 80% menos energia do que secadores de ar quente; tapume exterior feito de madeira com certificação do FSC e mais de 48 mil metros quadrados de paisagismo, com 80 novas árvores.

Além disso, o sistema de infiltração de águas pluviais, construído para a nova entrada, impede o escoamento de cerca de quatro milhões de litros de água da chuva por ano, reduzindo a chance de inundação do sistema de esgoto. Todo o sistema de água economiza mais de 11 milhões de litros por ano.

- Publicidade -

No projeto estão incluídos também o comprometimento em práticas hortícolas orgânicas, expansão da compostagem e reciclagem, além da educação ambiental destinada aos visitantes sobre as opções sustentáveis que podem ser colocadas em prática dentro de casa.

"Construir um futuro melhor para a vida selvagem e as pessoas significa encontrar maneiras de reduzir o nosso impacto e compartilhar o habitat de forma mais sustentável", disse Bruce Bohmke, diretor de operações do zoo. "Estamos orgulhosos de ter recebido a certificação ouro – isto representa uma das muitas maneiras do Woodland Park Zoo liderar pelo exemplo, um modelo de sustentabilidade e torná-lo acessível para a nossa comunidade."

Em um ano, o zoológico triplicou a quantidade de material orgânico coletado, incluindo restos de comida pré-consumo dos animais em exibição e restos de comida dos funcionários. Em 2007 o zoológico reciclou mais de 142 toneladas de material: madeira, papel, vidro e lixos eletrônicos. Além disso, 38% dos funcionários usaram métodos alternativos de transporte para ir trabalhar. No mês do projeto “Bike to Work”, os empregados que participaram economizaram 530 litros de combustível e deixaram de emitir mais de uma tonelada de carbono. De acordo com o sistema de classificação ambiental “Envirostars”, o zoológico é considerado cinco estrelas.

- Publicidade -

Usando uma abordagem ambientalmente correta, o zoológico adotou formalmente um plano de sustentabilidade focado na redução das emissões de gases de efeito estufa 7% abaixo dos níveis de 1999 até 2012 e 20% até 2020.

A entrada Oeste é o segundo projeto no zoológico a receber a certificação LEED. Em 2007, o zoológico tornou-se o primeiro projeto em jardim zoológico na América do Norte a receber a certificação Gold. Com informações do Woodland Park Zoo.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter