- Publicidade -

WWF lança a primeira edição do Festival de Curtas Ecológicos

Concurso cultural vai premiar os melhores vídeos sobre consumo e estilo de vida sustentáveis.

A ONG ambiental WWF-Brasil está promovendo um evento para conscientizar a população brasileira, estimulando as pequenas atitudes sustentáveis, que ajudam a diminuir os impactos e a pressão do consumo sobre os recursos naturais do planeta. Trata-se do 1º Festival de Curtas Ecológicos do WWF (Fest Curteco), onde serão divulgados vídeos com duração de 15 segundos a um minuto.     

- Publicidade -

Os vídeos serão avaliados conforme a originalidade, criatividade e pertinência, sendo que cinco serão premiados. O primeiro colocado ganha uma viagem para o Parque Nacional do Iguaçu, com acompanhante. O segundo e terceiro colocados ganharão um final de semana no Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP), também com acompanhante.

Por meio desse concurso cultural, o WWF-Brasil quer que as pessoas compartilhem ações adotadas para reduzir a “Pegada Ecológica” e, dessa forma, ampliar o número de pessoas engajadas na causa ambiental. O objetivo é comunicar como nossos hábitos de vida cotidianos impactam diretamente na conservação do meio ambiente.

Para participar, basta que o candidato preencha o cadastro com os seus dados neste site, responda a cinco perguntas básicas sobre o comportamento socioambiental, faça o cálculo da sua Pegada Ecológica e mande o link do seu vídeo.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por uma equipe técnica ligada à área ambiental e os vídeos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora composta por personalidades que adotam atitudes sustentáveis na sua rotina: Marina Person (apresentadora de TV), Renata Falzoni (jornalista e cicloativista) e Mara Mourão (cineasta). O trio vai avaliar todos os vídeos enviados até o dia 10 de agosto e os cinco ganhadores serão anunciados no dia 18 de agosto pela internet.

- Publicidade -

Mais detalhes sobre os prêmios, regulamento e outras informações estão no site, onde podem ser feitas as inscrições e o envio do link dos vídeos.

O que é a Pegada Ecológica?

É uma metodologia que avalia a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta. É uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa, cidade, país, região ou até a população do mundo todo utiliza, em média, para suprir suas demandas de consumo: produtos, bens e serviços. A ferramenta foi criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). 

- Publicidade -