- Publicidade -

6 coisas para refletir antes de comprar o material escolar dos seus filhos

Separamos algumas dicas para os pais pensarem antes de sair comprando tudo novo.

Volta às aulas sempre culmina em uma enorme lista de materiais escolares para se comprar. As crianças tendem a ser consumistas e sempre querem muitas coisas novas, de temas atuais. Porém, é importante ensinar o consumo consciente das crianças desde cedo, ensinando valores que devem ser passados ainda dentro de casa.

- Publicidade -

O CicloVivo deixa aqui algumas dicas para os pais refletirem antes de sair comprando tudo novo.

Reaproveitar o que se tem

Esse é o primeiro passo. Reúna todos os materiais de anos anteriores e sente em uma mesa junto com a criança. Veja item a item o que pode ser reaproveitado, o que deve ser reformado, e o que deve ser comprado novo. É importante negociar com a criança, argumentar e também ouvi-la para que cheguem à um consenso. Os materiais que estiverem em bom estado, como mochilas, uniformes e canetas, devem ser usados novamente.


Foto: iStock Photo

- Publicidade -

Vida nova aos materiais antigos

Caso exista alguns matérias que estejam em bom estado, porém, que a criança se desinteressou, como uma lancheira, capa de caderno ou um estojo antigo, você pode usar a sua criatividade e recortar fotos e imagens, colar adesivos. É legal fazer isso junto com a criança, assim ela pode escolher os temas e vai ficar muito contente com o objeto personalizado.

Você pode também reunir as sobras de diversos cadernos antigos e montar um novo.

- Publicidade -

No caso de objetos que estejam levemente danificados, como uniformes e mochilas rasgados, pode-se mandar para o conserto (ou concertar você mesmo) em uma costureira ou sapateiro, muitas vezes sai mais em conta.


Foto: iStock

Reutilize materiais antigo dentro de casa

Para não jogar nada fora, estimule a criança a fazer uma caixa em casa com as sobras dos materiais. Assim ela pode utilizar os lápis e outros instrumentos para brincar ou levar até a casa dos avós ou amiguinhos, mantendo o material da escola sempre em ordem. Outra ideia é passar esta caixa para as crianças menores brincarem ou encaminhar para a doação.

Os cadernos e agendas antigas também podem ser usados como rascunho.


Foto: iStock

Estimule a troca de material

Você pode organizar com alguns pais uma feira de troca de materiais, assim, a criança que já enjoou de seus pertences, como mochila e estojos, podem trocar por outro que lhes agrade. Existem sites de troca também e outros onde você pode comprar produtos usados, em bom estado.

Os livros também podem ser trocados na escola ou em sebos, físicos ou virtuais. Uma dica é encapar para garantir que estejam em bom estado no outro ano para que seja útil a um próximo aluno.


Foto: iStock Photo

Não tem jeito, vou ter que comprar

Então opte pela compra de produtos ecológicos e de boa qualidade. Se você compra produtos de baixa qualidade, eles não irão durar até o próximo ano e você terá que gastar mais ainda e produzir mais lixo. É interessante escolher produtos feitos localmente, estimulando a economia do país. Procure saber se os fabricantes são legais e certificados, evitando a compra de produtos de mão de obra escrava.

Pense bem antes de comprar produtos temáticos, como de desenhos animados, já que as crianças crescem rápido e se desinteressam facilmente pelas personagens. Quanto mais básico for o item, maior será sua vida longa.

Escolha embalagens maiores caso precise comprar algo em grande quantidade, sai mais barato e você ainda reduz o desperdício.


Foto: iStock Photo

Ensine seu filho a cuidar do material

Ensine a criança a não morder pontas de lápis, não rasgar ou rabiscar folhas de caderno e livros à toa, não perder tampas. Cuidados básicos para que o material fique sempre em ordem.

Pode parecer algo pequeno, mas isso vai lhe ensinar muitas coisas ao longo de sua vida, educando-a a lidar com o consumismo, cuidar do que tem, e assim, ser mais feliz.


Foto: iStock Photo

Mayra Rosa – Redação CicloVivo