- Publicidade -

Vladimir Putin é acusado de derrubar florestas para construir mansões na Rússia

O presidente e outros líderes locais têm usado áreas de preservação ambiental para a construção de mansões e resorts.

O atual presidente russo, Vladimir Putin, é figura constante nos noticiários por suas decisões política. Agora, ele também deve marcar presença na lista negra dos ambientalistas. De acordo com denúncias feitas pelo zoólogo e ambientalista russo Suren Gazaryan, o presidente e outros líderes locais têm usado áreas de preservação ambiental para a construção de mansões e resorts.

- Publicidade -

Como se não bastasse o simples fato de derrubar florestas em benefício próprio, a área utilizada está nas proximidades do Mar Negro, na Rússia, e faz parte de um dos ecossistemas mais ricos de toda a Europa. A região já havia sido bastante desmatada em consequência das construções para os jogos olímpicos de inverno, realizados neste ano em Sochi.

Em 2010, o então presidente russo, Dmitry Medvedev, se viu obrigado a abandonar o projeto de construir um palácio presidencial após sofrer pressão de ambientalistas. No entanto, Gazaryan explica que é difícil repetir o mesmo resultado atualmente por conta do pouco envolvimento da população com ações ativistas.

“A situação ficou muito pior. O sucesso anterior da nossa campanha no resort aconteceu quando as autoridades de Medvedev não estavam dispostas a prender tantas pessoas. Agora o cenário é diferente”, explicou o ambientalista, em declaração ao site QZ. Essa é uma possível justificativa para o baixo envolvimento da população em ações contra o governo.

Grupos ambientalistas, juntamente com a Organização das Nações Unidas, documentaram uma perca de dois mil hectares em áreas de vegetação nativa russa, desde que o governo reverteu a legislação que proibia a construção em áreas de preservação ambiental. Após a mudança na lei, diversas florestas intocadas, patrimônios nacionais, foram derrubadas para a construção de estações de esqui e operações de mineração.

- Publicidade -

Redação CicloVivo