- Publicidade -

A população urbana do mundo aumentará mais do que o dobro entre 2010 e 2110. Parece uma estimativa absurda, entretanto, uma animação de apenas 30 segundos mostra como São Paulo se expandiu no último século. O vídeo dá uma ideia de como o aumento populacional pode ocorrer de maneira rápida e, o pior, desordenadamente.

- Publicidade -

Como parte de um estudo realizado por pesquisadores da Unidade de Nova York, as imagens representam graficamente o período em que o número de habitantes paulistanos passou de 65 mil para 10,4 milhões, de 1880 a 2000.

A cada ano São Paulo ganha, aproximadamente, 85 mil habitantes. Se levarmos em consideração a região metropolitana, o número passa para 190 mil.

Segundo o Urbanization Project, que mostra o crescimento de 30 cidades ao redor do mundo nos últimos dois séculos, haverá ainda um acréscimo de dois bilhões e meio de pessoas até 2050.

Para os estudiosos, essa situação será inevitável e o que nos resta é estarmos preparados para atender à demanda. “Isto representa uma janela de oportunidade em que os países podem moldar a urbanização de forma a melhorar a qualidade da vida de bilhões de pessoas”, afirma o grupo no site do projeto. Confira abaixo:

- Publicidade -

Redação CicloVivo 

- Publicidade -