- Publicidade -

Vídeo de francês com maus tratos animais é removido de exposição em SP

Para que o vídeo fosse produzido, cães, galos, cobras e outros animais foram confinados em um mesmo espaço.

No início da semana o CicloVivo divulgou a informação de um vídeo polêmico que estava em uma mostra de São Paulo. Após uma petição, criada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), o vídeo Usine – do franco-argelino Adel Abdessemed – foi removido da exposição “Made by… Feito por Brasileiros” em São Paulo. Para que o vídeo fosse produzido, cães, galos, cobras e outros animais foram confinados em um mesmo espaço para que eles se atacassem.

- Publicidade -

“Rinhas de animais são proibidas no Brasil. Considerar Usine uma obra de arte foi uma incitação a uma atividade criminosa. Ficamos satisfeitos em saber que nosso pedido contribuiu para a remoção do filme, de forma tão rápida”, disse Elizabeth MacGregor, diretora de educação do FNPDA.

No último domingo (21), o FNPDA lançou um abaixo-assinado na internet pedindo que a ministra da Cultura Marta Suplicy demandasse a retirada imediata da obra. Marta tinha visitado e elogiado a exposição no começo de setembro. Na segunda-feira, o jornal Folha de S. Paulo contatou a exposição que, por meio da assessoria, afirmou que a obra tinha sido retirada já no domingo "em respeito a parte do público que se manifestou incomodado com a violência entre animais".

Por meio de sua assessoria de imprensa, Marta também declarou à Folha: "Condeno maus-tratos de animais, e tal obra não me foi apresentada durante a visita que fiz à exposição". A ministra acrescentou que "a mostra é uma ocupação artística, de caráter privado, e tem uma curadoria que foi responsável pela escolha das obras" e que "não cabe ao ministério fazer controle de conteúdo". No entanto, Marta se disse aberta a ouvir representantes da sociedade.

Após a retirada da obra da exposição, o FNPDA declarou vitória e encerrou a petição. Contudo, a organização quer dar continuidade ao processo e acionou o Ministério Público de São Paulo, que irá analisar a possibilidade de existência de prova do crime de apologia ao crime. Rinhas de cães e galos são consideradas ilegais no Brasil desde 1934 e atualmente podem ser enquadradas como crime ambiental – por maus-tratos ou abuso animal – cuja pena é detenção de três meses a um ano e multa. A legislação brasileira também estabelece que incitações ou apologias a atos criminosos são proibidas e sujeitas a detenção ou multa.

- Publicidade -

O FNPDA também quer aprofundar o diálogo com o Ministério da Cultura, para que o órgão se posicione mais claramente a respeito de manifestações culturais e tradições que impliquem em crueldade contra animais, o que não é incomum no Brasil.

Adel Abdessemed produziu o filme Usine no México, onde leis de proteção animal permitem rinhas de animais. As obras do francês de indução ao sofrimento animal já causaram repúdio e protestos em diversos países e foram removidas de exposições nos Estados Unidos, na Escócia e na Itália. 

- Publicidade -