- Publicidade -

Vídeo alerta sobre os riscos do xarope de milho de alta frutose

O ingrediente pode ser encontrado em doces, bolos, sucos, refrigerantes, pães, entre outros alimentos.

Muitos podem desconhecer o xarope de milho de alta frutose, entretanto ele está presente em diversos alimentos consumidos, principalmente, pelas crianças. Segundo a empresa PuraEco Integral Wellness, ele é a razão pela qual as pessoas mais novas podem ter menos tempo de vida do que as mais velhas.

- Publicidade -

Apesar do nome, a substância é composta por quase a mesma quantidade de glicose e frutose. Ela pode ser encontrada em doces, bolos, sucos, refrigerantes, pães e carnes. Foi durante uma festa infantil que a argentina Laura Luis e a brasileira Tammy Peix tiveram a ideia de alertar sobre o alto consumo de açúcar por parte das crianças.

Fundadoras da PuraEco, companhia sediada no Canadá, elas possuem um site em que publicam textos e vídeos sobre qualidade de vida. A dupla ainda viaja pelo mundo dando palestras e workshops. Nesta semana, está circulando pela internet um vídeo em que relatam diversos dados sobre o perigo da ingestão exagerada de açúcar.

Na gravação, elas afirmam que o xarope de milho de alta frutose, bastante utilizado pela indústria alimentícia, é a primeira causa do diabetes tipo 2 e obesidade no mundo. “O veneno é doce e engana seu cérebro. Então, você continua comendo mais e mais”, diz Laura, que é formada em nutrição.

- Publicidade -

A profissional afirma que a atual geração de crianças é a única que possui a expectativa de vida menor que a dos pais e que, de acordo com o Centro de Estudos de Nutrição Infantil, na Argentina, de dois a três por cento das crianças eram obesas na década de 80, sendo que hoje o número subiu por dez por cento. Além disso, o país tem o maior número de crianças obesas ou acima do peso da América Latina.

Em 1700, o indivíduo consumia cerca de dois quilos de açúcar por ano, relata Tammy. No século seguinte esse número já tinha quadruplicado. Até 1900, a ingestão já tinha subido para quarenta quilos, aproximadamente. Em 2009, mais da metade dos norte-americanos consumiam duzentos e vinte cinco gramas por dia – equivalente a oitenta e dois quilos por ano.

O absurdo não para por aí. Uma criança de até doze anos consome vinte dois quilos de açúcar por ano, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Tammy alerta que o alimento é um supressor imunológico, uma vez que a ingestão diária de 100 gramas é capaz de reduzir o sistema imunológico em até 50%. Além de reduzir a produção de anticorpos.

- Publicidade -

A argentina Laura ainda ressalta que se engana quem substitui o refrigerante pelo suco de caixinha achando que está fazendo uma escolha saudável. Além deles serem pasteurizados (processo pelo qual os micro-organismos são destruídos), onde se perde nutrientes, eles possuem o xarope de milho como terceiro ingrediente e o açúcar em quarto.

“Leia as embalagens dos alimentos. O único jeito de tomar decisões conscientes é se educando sobre o assunto e se envolvendo com a saúde do seu filho”, aconselha a brasileira. A dupla finaliza dando algumas dicas para quem quer adotar hábitos alimentares mais saudáveis: “Escolha produtos adoçados com mel, açúcar de cana ou mascavo e, ainda assim, use esses itens sempre com moderação. Coma frutas, que são repletas de vitaminas e minerais, e se quer comer frutas e biscoitos faça você mesmo com ingredientes bons e saudáveis, que você conhece a qualidade”.

Redação CicloVivo