- Publicidade -

Viajantes podem trabalhar em fazendas orgânicas em troca de hospedagem e alimentação

Desde os anos 70, WWOOF promove trabalho voluntário em fazendas orgânicas.

A WWOOF (World Wide Oportunitties in Organic Farms) é uma organização que conecta agricultores orgânicos com voluntários de todo o mundo. O sistema funciona na base da troca: o anfitrião recebe ajuda voluntária e oferece alimentação e alojamento como contrapartida.

- Publicidade -

Outras vantagens do sistema de intercâmbio é que o visitante pode aprender técnicas do cultivo orgânico em diferentes países, aproximar-se de pessoas ligadas ao movimento, vivenciar a vida no campo e conhecer a vida rural em outros países.

Como funciona?

A WWOOF é dividida em mais de 60 organizações, que representam cerca de 100 países ao redor do mundo. Como elas trabalham de maneira independente, os interessados devem escolher o país que pretendem viajar e, na página do país ou região, é possível encontrar as oportunidades disponíveis.

- Publicidade -

O voluntário deve informar-se sobre as regras para conseguir o visto, que muda de acordo com os leis de cada país. É preciso entrar em contato direto com o dono da fazenda, que ajuda no processo burocrático junto às entidades de migração.

- Publicidade -

O usuário paga uma taxa anual, que gira em torno de R$ 50 reais (varia de acordo com a moeda), para poder inscrever-se nas oportunidades de trabalho.