- Publicidade -

Usuários de transporte público comprarão passagens pelo celular em NY

Projeto que pode incentivar o uso de transporte coletivo também vai reduzir impactos ambientais da metrópole.

O sistema de transporte público de Nova Iorque vai implantar uma nova medida para facilitar a vida dos usuários e reduzir seus impactos no meio ambiente. Assim, as passagens de ônibus, metrô e trens urbanos poderão ser adquiridas a partir do celular, sem necessidade de imprimir os cartões e  bilhetes. Além de incentivar o uso do transporte coletivo, a medida vai diminuir significativamente o uso de papel em toda a rede de mobilidade nova-iorquina.

- Publicidade -

Quando o projeto entrar em ação, os passageiros vão comprar as passagens por meio de aplicativos instalados nos celulares, utilizando seus cartões de crédito. A partir daí, as estações terão sensores que vão aproveitar as tecnologias de comunicação de proximidade dos smartphones para validar o passe de cada usuário.

De acordo com o site Mobilize, a primeira empresa a demonstrar interesse pela iniciativa é a Visa, que já contratou desenvolvedores para a criação do app. Por meio do sistema, cada passageiro vai cadastrar seu cartão e escolher as opções de pagamento, que será detalhado ao final de cada mês.

O plano da rede de transportes de Nova Iorque tem por objetivo aposentar as vending machines de passagens – que têm altos custos para a prefeitura da metrópole – e os bilhetes de plástico utilizados pela população, que diversas vezes são abandonados e nem sempre são reciclados, trazendo impactos negativos para o meio ambiente.

As vendas de passagens via celular ainda não têm previsão para serem implantadas, mas a expectativa em Nova Iorque já é grande, não só entre a população, mas também entre as empresas e fornecedores que atuam no ramo de transportes, compras e tecnologia.

- Publicidade -

Redação CicloVivo