- Publicidade -

Universidade de Cornell planeja prédio autossuficiente em energia

A Universidade de Cornell, em NY, anunciou a escolha do projeto para a construção do primeiro prédio da instituição dedicado à tecnologia. O campus foi planejado para ser autossuficiente energeticamente e se tornar uma referência mundial.

A Universidade de Cornell, em Nova York, anunciou a escolha do projeto para a construção do primeiro prédio da instituição dedicado à tecnologia. O campus foi planejado para ser autossuficiente energeticamente e se tornar uma referência mundial em espaços educacionais modernos.

- Publicidade -

“Este projeto representa uma oportunidade extraordinária para explorar a intersecção de três territórios: desempenho ambiental, espaço de trabalho acadêmico e as condições urbanas de Roosevelt Island”, explicou o arquiteto Thom Mayne, responsável pelo projeto.

A proposta é de que o edifício comece a ser construído em 2014, para que entre em funcionamento até 2017. O arquiteto, fundador do escritório Morphosis, ainda explica que os esforços são para que o prédio reflita a natureza social da ideia, que consiste em incentivar as interações espontâneas entre os estudantes.

Quanto às preocupações com os impactos ambientais o projeto foi idealizado para não depender das redes tradicionais de eletricidade. Por isso, serão utilizados sistemas de produção de energia térmica e solar, espalhados pelos 45 mil metros quadrados de construção.

O complexo universitário contará com outras estruturas complementares, serão três edifícios acadêmicos, três residenciais e outros três direcionados à pesquisa e desenvolvimento, além de um hotel e centro de conferências.

- Publicidade -

Para Kent Kleinmann, representante da área de Arte, Arquitetura e Planejamento da Universidade de Cornell, o projeto é um verdadeiro desafio. Segundo ele, a complexidade da construção está na dificuldade em se projetar um dos maiores edifícios autossuficientes em energia dos Estados Unidos, e esse problema é elevado por se tratar de uma estrutura destinada à área de tecnologia e pesquisas científicas. Com informações do ArchDaily.

Redação CicloVivo

- Publicidade -