- Publicidade -

Universidade nos EUA testa instalação de micro-casas em estacionamentos

Cada uma das residências possui 40 metros quadrados e abrigará os estudantes durante um período experimental de três meses.

Transformar estacionamentos em áreas habitáveis é o maior intuito de um grupo de estudantes e professores da Escola de Arte e Design de Savannha, EUA. O projeto, apelidado de SCADpad, consiste na criação de micro-casas, semelhantes a trailers, que trazem consigo utilidade e arte.

- Publicidade -

As residências começaram a ser instaladas na última terça-feira (15) e ocuparão um andar de estacionamento dentro do campus da própria instituição de ensino. O projeto contará, inicialmente, com três casas. Cada uma delas possui 40 metros quadrados e abrigará os estudantes durante um período experimental de três meses.


Imagem: Divulgação


Foto: Divulgação

Em declaração ao site Mother Nature Network, Paula Wallace, presidente e co-fundadora do SCADpad, explica que o conceito pode ir muito além das universidade. “Uma comunidade de habitações micro-urbanas sustentáveis projeta relevância muito além da forma e função, ela traz força, utilidade e alegria”. Ela ainda lembra que esta pode ser uma solução acessível a cidades carentes de espaço, principalmente por seus baixos custos de construção e implantação.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Cada uma das micro-residências é equipada com todos os itens necessários para a sobrevivência. Sistemas de iluminação inteligentes em LED podem ser controlados pelo iPad e os banheiros possuem sistemas de descarga econômica. Além disso, elas possuem salas semi-privadas, jardins comunitários ao ar livre, que incluem caixas para plantios modulares, e outras áreas usadas para o lazer comum entre os vizinhos.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

Conforme informado pela página do projeto, cada uma das unidades construídas recebeu inspiração de um continente: América do Norte, Europa e Ásia. Para serem instaladas, as moradias receberam a aprovação da prefeitura de Atlanta e todo o processo de fabricação levou dez meses e custou US$ 40 mil. No entanto, os envolvidos acreditam que seja possível construir a mesma estrutura em apenas dois meses.

Redação CicloVivo