- Publicidade -

Nesta segunda-feira (8), acontece a terceira “superlua” de 2014. É a última chance de conferir o espetáculo neste ano, que poderá ser visto nos Hemisférios Norte e Sul do globo, de acordo com a Nasa.

- Publicidade -

O fenômeno acontece, no alinhamento entre Sol, Terra e Lua, esta última atinge um ponto em sua órbita mais próximo da Terra. Consequentemente, o satélite parece estar 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal, chamando ainda mais atenção dos que adoram apreciá-la.

O ideal é observar a superlua no início da noite, logo que ela aparece no horizonte, uma vez que estará maior e mais colorida do que quando estiver no alto do céu. De acordo com o portal De Olho no Tempo, a lua cheia de perigeu, como é chamada pela comunidade astronômica, “nascerá” às 18h47min (horário de Brasília). O momento exato da Lua cheia acontece às 22h39 desta segunda.

Nesta noite, o satélite estará a uma distância estimada de 358.392 km da Terra. É uma grande oportunidade para quem não olhou para o céu no último dia 10 de agosto, data em que a lua fez a sua maior aparição dos próximos 20 anos.

Mais fenômenos brilhantes

- Publicidade -

Entre a próxima quinta-feira (11) e sábado (13), ocorrerá a chuva de meteoros Perseídas, que, segundo informa o portal EBC, deve produzir cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo.

Ainda nesta segunda (8), acontecerá outro evento, chamado de “Harvest Moon”, onde a lua cheia aparece logo após o pôr do sol. Esse fenômeno, que acontece em apenas um período do ano, será visto apenas no hemisfério norte. Já no hemisfério sul, o evento ocorreu em março deste ano.

Redação CicloVivo

- Publicidade -