- Publicidade -

Uberaba distribui planta para combater dengue

A prefeitura vai distribuir aos moradores a planta crotalária que atrai os predadores do mosquito transmissor.

Uma tentativa de reduzir o número de pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti foi implantada na cidade de Uberada, em Minas Gerais. A prefeitura vai distribuir aos moradores uma planta, chamada crotalária, que atrai os predadores do mosquito transmissor.

- Publicidade -

As mudas foram plantadas durante 90 dias por funcionários do Horto Municipal. Na fase adulta, a espécie pode chegar até três metros de altura. A planta atrai o mosquito e a libélula mata-o. Se estiver próximo a água, as larvas da libélula também vão predar as larvas do Aedes aegypti. 

O biólogo Paulo César Franco explicou, ao G1, que não há estudos científicos que comprovem a redução no número de mosquitos por causa da crotalária, ou seja, o método não é totalmente confiável, é mais uma tentativa de combater a dengue que pode dá certo.

O auge da doença foi constatado em março deste ano, quando a Secretaria de Saúde notificou 1.471 casos da doença. No último mês, o registro foi de 81 casos. Ainda assim, a prefeitura está em alerta e já colocou crotalárias nos canteiros da cidade.

A planta é comum no nordeste do país, onde é mais conhecida como xiquexique. Os moradores da Uberaba interessados nas mudas devem retirá-la no Horto Municipal, localizado na Rua João Nascimento, no Bairro Jardim Triângulo, próximo à escola Caic, das 8h às 18h. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo