- Publicidade -

Turbina que gera energia a partir de tufões pode abastecer todo o Japão

A turbina eólica movida por tufão poderia fornecer eletricidade suficiente para abastecer o Japão por 50 anos.

Uma invenção criada pelo engenheiro japonês Atsushi Shimizu pode mudar o status dos tufões de desastres, para solução energética. Trata-se de uma turbina eólica capaz de suportar um ciclone tropical e, mais do que isso, ainda transformar a força enorme dos ventos em energia.

- Publicidade -

A energia cinética produzida por um tufão é enorme e, segundo o Laboratório de Oceanografia e Meteorologia do Atlântico, é “equivalente a cerca da metade da capacidade de geração de energia elétrica em todo o mundo”. Isso foi o que atraiu a atenção do engenheiro japonês.

Em entrevista à CNN, Shimizu explicou que a turbina eólica movida por tufão poderia fornecer eletricidade suficiente para abastecer o Japão por 50 anos. “Durante décadas o Japão trouxe turbinas eólicas de estilo europeu, não concebidas para zonas de tufão, e instalou-as sem uma análise cuidadosa, o que fez com que a maior parte quebrasse”, disse o engenheiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mesmo assim, segundo ele, o país tem um enorme potencial eólico que pode ser aproveitado. Por isso, desde 2013 ele tem trabalhado na criação da turbina que aproveita tufões através da empresa Challenergy. O primeiro passo foi desenhar um eixo vertical omnidirecional, que suporta os padrões de vento imprevisíveis do Japão. O segundo foi incorporar o que os cientistas chamam de efeito Magnus, que eleva o controle sobre as turbinas.

Ao apertar uma haste central, os engenheiros conseguem ajusta a velocidade das lâminas, para garantir que elas não saiam do controle em meio a uma tempestade. Com esse modelo, os cientistas fizeram testes e alcançaram 30% de eficiências energética. Nas turbinas eólicas tradicionais a eficiência é de 40%, mas elas não funcionam em meio a um furacão.

- Publicidade -

Redação CicloVivo