- Publicidade -

Tribo da Indonésia constrói casas em árvores a 35 metros do chão

Os índios da tribo Korowai constroem casas nas árvores mais altas das florestas da Indonésia. A estrutura é montada pelos próprios membros da tribo, com o uso de galhos e fibras vegetais para criar as moradias, que podem ficar suspensas em até 35 met

Os índios da tribo Korowai constroem casas nas árvores mais altas das florestas da Indonésia. A estrutura é montada pelos próprios membros da tribo, com o uso de galhos e fibras vegetais para criar as moradias, que podem ficar suspensas em até 35 metros do chão.

- Publicidade -

Ter uma casa na árvore é um sonho de muitas crianças, mas a moradia em cima dos galhos faz parte da cultura ancestral da tribo Korowai, que vive na Papua, região da Indonésia pertencente ao lado ocidental da Nova Guiné.

Os arquitetos da floresta escolhem as árvores mais altas e podam as copas, a fim de montarem suas casas. Os galhos maiores são cortados para que a estrutura fique mais resistente às ventanias, e o mesmo material é utilizado para fazer o chão das moradias. As paredes e os tetos são elaborados com ráfia, uma fibra encontrada nas palmeiras da região.

Toda a tribo colabora quando uma nova casa está sendo construída – elas são projetadas para abrigar uma família de até 12 pessoas e durar cerca de cinco anos. A maior parte dos Korowai vive em estruturas instaladas a dez metros de altura do chão. Porém, quanto maior o prestígio da família, mais alta pode ser a moradia – existem casas que estão suspensas a 35 metros.

Não se sabe quando a técnica foi criada, mas é certo que os índios desenvolveram suas construções sem observar as construções da sociedade contemporânea. A isolada tribo estabeleceu contato pela primeira vez com o homem das grandes cidades apenas nos anos 1970.

- Publicidade -

Especialistas dizem que o principal motivo para os indígenas da Papua construírem seus lares em cima das árvores é o instinto de sobrevivência: primeiro, porque vivem em uma floresta tropical, em que são constantes  as inundações. Depois, porque o abrigo no alto espanta os predadores e os protege dos insetos da mata.

As guerras com as outras tribos também influenciaram os Korowai a criarem as casas nas árvores. Com as construções no alto, os índios despistavam os inimigos. Por mais que a vida na tribo seja simples e a construção utilize técnicas rudimentares, as casas nas árvores altas encantaram os profissionais apaixonados pela arquitetura sustentável. Com informações do Oddity Central.

- Publicidade -