- Publicidade -

Trava para bikes utiliza smartphones para alertar ação de ladrões

Equipamento dispensa chaves e localização da bicicleta pode ser compartilhada com amigos e familiares.

A fim de aumentar a segurança das pessoas que usam as bikes como meio de transporte, um grupo de ciclistas e empreendedores da Inglaterra desenvolveu uma trava inteligente que se conecta aos smartphones, mostrando a localização da bicicleta, sobretudo nos casos de furto ou roubo. Batizado de Lock8, o sistema de segurança é uma boa opção para aumentar o número de ciclistas, principalmente os mais encanados com os locais em que estacionam suas bikes.

- Publicidade -

Considerada como a primeira trava inteligente para bicicletas, a Lock8 se encaixa nas rodas da grande maioria das bikes comercializadas no mundo e vem ganhando reconhecimento pelas diversas funções oferecidas aos usuários. Em primeiro lugar porque, em caso de furto ou roubo, o dispositivo pode emitir um alarme silencioso, que não é percebido pelo ladrão e nem pelas pessoas ao redor, aparecendo apenas como uma notificação no smartphone do ciclista.

A outra novidade é o detalhamento das informações captadas pelo aplicativo intuitivo, que não se limita à localização do veículo, informando, também, os danos que estão sendo causados na bike – por exemplo, a notificação mostra se o ladrão, além de ter cortado o cabo da trava, também está serrando o bloqueio, forçando a estrutura ou, ainda, utilizando um maçarico para destravar o veículo.

- Publicidade -

O equipamento de segurança depende de uma bateria, que possui longa duração e é alimentada pela energia gerada pelas pedaladas durante o uso. Ao contrário da maioria das travas, o equipamento dispensa chaves, sendo desbloqueado apenas pelo celular do proprietário, que pode compartilhar a senha com seus amigos e familiares. O aplicativo também permite que os usuários aluguem suas bicicletas com segurança, podendo, inclusive, ganhar dinheiro por meio do serviço de compartilhamento monitorado.

- Publicidade -

A Lock8 pode bloquear mais de uma bike ao mesmo tempo e encontra-se disponível para pré-venda no site da empresa, pelo preço de 179 dólares – sem entrega imediata. Em sua fase de arrecadação de fundos, os apoiadores ultrapassaram mais de 10 mil dólares da meta estabelecida pelo Kickstarter, importante plataforma de financiamento coletivo. O aplicativo da trava inteligente está disponível para iOS e Android. O vídeo abaixo (em inglês) introduz o conceito da Lock8:

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo