- Publicidade -

Torre Eiffel pode virar “árvore” gigante

O Grupo Ginger de consultoria divulgou recentemente uma ideia inovadora e inusitada: transformar a Torre Eiffel em uma árvore gigante. O sonho dos consultores é tornar o ponto turístico mais verde e atraente às pessoas que visitam a capital francesa.

O Grupo Ginger de consultoria, sediado em Paris, divulgou recentemente uma ideia inovadora e inusitada: transformar a Torre Eiffel em uma árvore gigante. O sonho dos consultores é tornar o ponto turístico mais verde e atraente às pessoas que visitam a capital francesa.

- Publicidade -

Segundo os consultores, a modificação firmaria o compromisso da França com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a busca por um país mais sustentável. O projeto consiste em “rechear” a torre, que tem 327 metros de altura, com 600 mil árvores, acrescentando uma cobertura vegetal com o peso de 378 toneladas.

Colocar a ideia em prática pode não ser tão simples quanto parece. Além de enfrentarem as autoridades e os cidadãos que acham o projeto uma loucura, os consultores ainda precisam contar com investimentos altos e adaptações em algumas partes da estrutura de ferro que compõe o monumento.

Para “plantar” as árvores na Torre Eiffel, seria necessário equipá-la com 12 toneladas de tubos de borracha e adicionar gradualmente sacos plantados com a vegetação ideal para a proposta. A estimativa é de que a reestruturação custe 72 milhões de euros, o equivalente a pouco mais de 171 milhões de reais. Através desta mudança seria possível reduzir 87,8 toneladas de dióxido de carbono emitidas pela cidade.

O jornal francês Le Figaro foi quem descobriu e divulgou a proposta. Segundo a publicação, o projeto foi pensado para ser aplicado até junho de 2012, com o auxílio do grupo Vinci e do arquiteto Claude Bucher. Uma das características principais da torre é a sua iluminação, que também terá atenção especial caso o projeto realmente saia do papel. A equipe pretende instalar lâmpadas de LED em toda a estrutura, para que ela mantenha o seu brilho original e é possível que até mesmo as luzes sejam verdes. Com informações do Inhabitat.

- Publicidade -

Redação CicloVivo