Inicio Desenvolvimento Texas tem excesso de energia eólica e distribui eletricidade de graça

Desenvolvimento

Texas tem excesso de energia eólica e distribui eletricidade de graça

Quem opta pela energia eólica tem eletricidade gratuita durante o período que vai das 21h às 6h.

10 de novembro de 2015 • Atualizado às 10 : 35

10% da produção total de energia no Texas vêm dos ventos. | Foto: iStock by Getty Images

Texas tem excesso de energia eólica e distribui eletricidade  de graça
9.64K
1

O Texas, nos Estados Unidos, tem enfrentado um problema que mais parece uma solução. As usinas eólicas do estado produzem tanta energia limpa, que a única alternativa possível é distribuí-la gratuitamente. A opção tem atraído cada vez mais clientes que optam por alimentar suas residências a partir de fontes renováveis.

A rede de energia no Texas é uma das mais independentes de todo o país. Em consequência disso, quase tudo o que produzido lá, precisa ser consumido pela população do próprio estado. Este é o primeiro ponto a ser lembrado para que seja possível entender essa revolução energética.

O segundo fator é a importância que a energia eólica tem: 10% da produção total vêm dos ventos. Este cenário garante a competitividade entre as companhias e as diferentes fontes energéticas. Por fim, está a dificuldade em armazenar a grande quantidade de energia produzida durante a noite, quando os ventos são mais fortes e o consumo tende a ser menor do que nos horários de pico.

Diante desses “problemas”, a solução foi criar um pacote atrativo para qualquer consumidor. Quem opta pela energia eólica tem eletricidade gratuita durante o período que vai das 21h às 6h. Em contrapartida, ela fica um pouco mais cara durante o dia, para compensar parte dos gastos, mas, principalmente para evitar a sobrecarga em horários de pico.

Em reportagem feita pelo The New York Times, consumidores locais disseram que as promoções permitiram redução de até US$ 50 nas tarifas mensais de energia durante a alta temporada. De acordo com o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), a quantidade de casas cadastradas nas empresas de energia eólica passou de 135 mil para 200 mil em apenas dois anos.

A expectativa é de que os programas continuem a crescer. Além de incentivar o uso da energia alternativa, a opção tem criado novos hábitos. Muitas pessoas passaram a desligar os aparelhos eletro-eletrônicos nos horários de pico, para utilizá-los quando a energia é mais abundante e gratuita. Para as empresas do setor, este é um formato de negócios em que todos ganham, inclusive o meio ambiente, pois permite o desenvolvimento das energias alternativas e reduz os custos do setor, ao mesmo tempo em que oferece benefício aos clientes.

Redação CicloVivo

 

(9641)

logo
Fechar
Abrir
logo