- Publicidade -

Texas ganha ciclovia que brilha no escuro

A inspiração veio da Holanda e é a primeira do seu tipo nos EUA.

Foi implantada no Texas, EUA, a primeira ciclovia que brilha no escuro das Américas. O projeto, construído dentro do campus da Universidade Texas A&M, foi inspirado na ciclovia já existente na Holanda (veja aqui). A ciclovia recebeu pintura com uma tinta verde luminescente, que recebe os raios solares durante o dia e irradia luz durante a noite.

- Publicidade -

O cruzamento escolhido para o projeto é o mais movimentado do campus e recebe milhares de estudantes que o atravessam durante o período de aulas. Além disso, foi implementado no mesmo local um sistema de cruzamento estilo holandês que opera sem semáforos, contando apenas com sinais de parada. Este modelo é especificamente projetado para ajudar os ciclistas a atravessar a rua e protegê-los de veículos e pedestres.

resized-bike-path
Foto: Texas A&M University

A universidade agora estuda, através de seu instituto de transportes, a quantidade de pessoas que estão utilizando a infraestrutura e questionam se elas se sentem mais seguras. Este é um projeto piloto e deve ser replicado em outras partes do campus.

“Estamos confiantes de que o cruzamento protegido irá fornecer um nível adicional de segurança para os ciclistas e motoristas que percorrem esta área no campus”, disse Peter Lange do Serviços de Transporte da universidade.

cruzamento_holandes
Foto: Texas A&M University

“O casamento do cruzamento estilo holandês e a demarcação explícita das pistas de bicicleta com materiais altamente visíveis, tanto de dia como de noite, incorporam o conceito por trás da iniciativa de tecnologia para melhorar as opções de segurança e mobilidade em todo a universidade”, disse Robert Brydia, do Texas A & M Transportation Institute.

- Publicidade -