- Publicidade -

Terreno que abrigava drogas e prostituição vira horta comunitária em Portugal

A área, que antes recebia os mais diversos detritos, hoje recebe adubos e sementes.

Os moradores da Vila Chã, em Barreiro, Portugal, cansaram de sair de suas casas e se depararem com um terreno abandonado, usado como ponto de drogas e prostituição. Após uma ação municipal para limpeza da área, os moradores decidiram se unir e transformá-lo em algo muito mais útil: uma horta comunitária.

- Publicidade -

O projeto começou há um ano e meio e tem sido muito bem-sucedido. A área, que antes recebia os mais diversos detritos, hoje recebe adubos e sementes, que mantêm 42 hortas. O terreno produz alimentos frescos e promoveu uma mudança cultural na região. Os assaltos, antes comuns, deram lugar às longas tardes cuidado da terra e colhendo os frutos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Além das camas de plantio, a horta da Vila Chã também possui bancos, espaços para lazer e um mini-jardim. Para os moradores locais, a transformação da área abandonada em um verdadeiro refúgio, levou os moradores a ocuparem o terreno, espantando assim a criminalidade.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“O importante foi motivar as pessoas para ocuparem o espaço e afastar dali aqueles que o utilizavam para venda de drogas e zona de prostituição. Dava uma imagem muito negativa ao bairro. Era uma situação muito complicada”, explicou a moradora Isabel Ferreira, idealizadora do projeto, em declaração ao Jornal Rostos.

A horta está localizada em uma área pública, mas o governo local apoia a iniciativa e espera que a ideia seja replicada em outros bairros da cidade.

- Publicidade -

Redação CicloVivo