- Publicidade -

Tecnologia bate recorde e aproveita 33,9% da energia do sol

Um novo recorde em aproveitamento da energia solar foi alcançado. A empresa norte-americana Semprius anunciou que alcançou 33,9% de eficiência energética de um módulo fotovoltaico. O feito foi obtido a partir da tecnologia de micro-transferência.

Q-Cells_cell_production_line_5

Um novo recorde em aproveitamento da energia solar foi alcançado. No final de janeiro a empresa norte-americana Semprius anunciou que alcançou 33,9% de eficiência energética de um módulo fotovoltaico. O feito inédito foi obtido a partir da tecnologia de micro-transferência.

- Publicidade -

Antes do anúncio da companhia estadunidense, o maior nível de aproveitamento da energia do sol havia sido 32%. Por isso, o recorde é considerado um marco para o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica. “Pela primeira vez, fomos capazes de converter mais do que um terço da energia solar em eletricidade utilizável. Isso demonstra como o concentrado fotovoltaico pode alavancar rapidamente, aumentando a eficiência, para continuar reduzindo o custo da eletricidade gerado através do sol”, explicou Scott Burroughs.

Os testes com a nova tecnologia foram feitos em condições normais, dentro de casa, com células em temperatura média de 25ºC, 800W/m2, e ao ar livre no Instituto de Concentração de Sistemas Fotovoltaicos (ISFOC) em Puertollano, Espanha.

Para aumentar o aproveitamento energético a Semprius utilizou lentes que concentram os raios do sol em pequenos painéis solares, que alcançam altos níveis de eficiência. Utilizando a técnica de micro-transferência a empresa consegue fabricar atualmente as menores células fotovoltaicas do mundo, com o tamanho aproximado de uma ponta de lápis.

O bom desempenho, aliado ao tamanho, tornam a tecnologia mais barata e consequentemente, mais acessível. “Nós olhamos atentamente para cada componente do nosso módulo para desenvolver uma solução competitiva que incorpora alta eficiência, desempenho e confiabilidade. O que é importante para nossos clientes é o fato de que a produção deve estar comercialmente disponível ainda neste ano”, finalizou Burroughs.

- Publicidade -

Redação CicloVivo