- Publicidade -

Tamar de Florianópolis instala sistema de energia solar

Foram inaugurados dois sistemas fotovoltaicos sobre edificações do Centro de Visitantes do projeto, na Barra da Lagoa.

O Projeto Tamar de Florianópolis (SC), conhecido pelos trabalhos com tartarugas marinhas, adota mais uma medida em prol do meio ambiente: a utilização de energia solar fotovoltaica. Na última quinta-feira (30), foram inaugurados dois sistemas fotovoltaicos, um de 1,96 kWp e outro de 1 kWp de potência, instalados sobre edificações do Centro de Visitantes do projeto, na Barra da Lagoa.

- Publicidade -

Com esses equipamentos, o Tamar recebeu o Selo Solar – certificação do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) para quem utiliza a fotovoltaica. 

O sistema de 1 kWp foi doado pela UFSC e pelo Ideal, enquanto o de 1,96 kWp foi uma doação da Tractebel. A energia de cada microgerador desses seria suficiente para abastecer um apartamento com dois moradores que utilizassem de forma eficiente seus aparelhos elétricos.


Foto: Tamar/Ideal/Divulgação

A coordenadora regional da Fundação Pró-Tamar-SC, Juçara Wanderlinde, ressalta a importância das instalações, realizadas com o apoio técnico do Ideal e do Grupo Fotovoltaica-UFSC.

- Publicidade -

“Esta parceria é muito importante para o Tamar, pois além de ajudar a divulgar um tipo de energia limpa, ajuda na conservação do planeta e ainda contamos com uma economia na nossa conta de luz. Qualquer parceria que traga benefícios para o meio ambiente é super bem-vinda para o Projeto”, comenta.

No verão, o Tamar chega a receber 1.300 visitantes em um só dia. O presidente do Ideal, Mauro Passos, acredita que as instalações ajudarão a impulsionar a fotovoltaica.“O Tamar é um dos projetos mais visitados no Brasil, principalmente por escolas. Levar a energia solar para o Tamar significa aproximar os jovens dessa nova tecnologia”, afirma.


Foto: Tamar/Ideal/Divulgação

- Publicidade -

Selo Solar

O Selo Solar foi criado em 2012, como um reconhecimento para instituições públicas e privadas e proprietários de edificações que consomem um valor mínimo anual de eletricidade solar. A certificação recebida pelo Tamar se enquadra na categoria socioambiental, voltada para instituições com trabalhos relacionados ao meio ambiente ou com temas sociais e que adotam a eletricidade solar. 


Foto: Tamar/Ideal/Divulgação