- Publicidade -

Taiwaneses criam máquina que fabrica óleo de cozinha em casa

Utilizar produtos fabricados em casa é uma ótima maneira de garantir a procedência e a qualidade do que está sendo consumido.

Utilizar produtos fabricados em casa é uma ótima maneira de garantir a procedência e a qualidade do que está sendo consumido. Mas, nem tudo é simples de ser feito sem uma gama de aparatos industriais. O óleo de cozinha era assim, mas no que depender de um grupo de pós-graduandos taiwaneses, ele será facilmente fabricado em menos de dois minutos.

- Publicidade -

Os estudantes fazem parte do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Nacional de Cheng Kung e foram os responsáveis por produzir a Daily Expeller. A máquina é capaz de transformar grãos e sementes em óleo para uso culinário de maneira rápida e simples.

O projeto é uma espécie de miniatura dos grandes maquinários usados em escala industrial. A diferente é que ele cabe na mesa de uma cozinha e produz a quantidade ideal para o uso culinário imediato. O manuseio é bastante semelhante ao das máquinas que moem grãos de café para uso individual.


Foto: Divulgação

Os únicos ingredientes necessários para a fabricação do óleo caseiro são os grãos ou sementes e um pouco de água. A máquina funciona a manivela, que o próprio usuário gira até ter pressão o suficiente para espremer e retirar o óleo dos grãos. De acordo com os criadores, é possível produzir 20 centímetros cúbicos de óleo a cada cem gramas de nozes utilizados, por exemplo.

- Publicidade -

Veja no vídeo abaixo a demonstração de como a Daily Expeller funciona:

Redação CicloVivo

- Publicidade -