- Publicidade -

Sustainable Brands Rio discute tendências e inovações dos negócios

Conferência Internacional acontece dias 24 e 25 de abril, no Rio de Janeiro.

A Conferência Internacional Sustainable Brands Rio 2014 abriu as inscrições para a segunda edição do evento no Brasil, que acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA), no centro do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

A SB Rio 14 deverá reunir 600 profissionais da rede global de líderes de empresas dedicados a encontrar novas maneiras – sustentáveis – de conduzir negócios. Foi impulsionada pelo sucesso da primeira edição, ocorrida em maio do ano passado.

Já estão confirmados como palestrantes:

– Richard Barrett, especialista na transformação da cultura corporativa por meio de valores;

– Raphael Bemporad, fundador da agência de branding americana BBMG;

- Publicidade -

– Alex Pryor, reconhecido por criar um modelo de negócios que une proteção ambiental e geração de renda para as comunidades indígenas da Argentina e do Paraguai também fundador da empresa de erva-mate argentina Guayaki;

– Tom Szaky, CEO da TerraCycle, empresa que cria produtos a partir de materiais difíceis de serem reciclados ou que não possuem destinação adequada,

– Christopher Lukezic, diretor de Comunicações Internacionais do Airbnb, serviço que conecta pessoas interessadas em alugar seu imóvel a quem busca a experiência de se acomodar em um lar de verdade e

- Publicidade -

– Gonzalo Muñoz, fundador do Sistema B na América Latina, que apresenta o case de reinvenção da indústria de reciclagem no Chile, com a TriCiclos.

A TriCiclos é uma empresa que tem desenvolvido ferramentas que apontam o impacto ambiental de cada pessoa em sua comunidade, e uma das soluções mais emblemáticas colocada por esta é o “Punto Limpio”, um espaço onde as pessoas podem levar seus resíduos inorgânicos para a posterior reciclagem, e nesses locais, as pessoas aprendem ainda um pouco mais sobre sustentabilidade e consumo responsável. Além disso, a empresa desenvolveu alguns modelos de impacto social.

As apresentações que sustentam a programação da SB Rio 14 serão de casos concretos de empresas brasileiras e internacionais que transformam problemas em oportunidades, inovam modelos de negócios e ocupam espaços na nova economia, mais criativa, compartilhada e circular (que fecha os ciclos produtivos). Assim como ocorreu na SB Rio 2013.

Sustentabilidade nas Comunidades

Uma das novidades da SB Rio 14 são as visitas temáticas em comunidades cariocas, em que são desenvolvidas atividades e projetos de cunho socioambiental e que demonstrarão, na prática, como as marcas podem se alinhar às demandas da sociedade.

Uma das práticas que serão apresentadas é a Light Recicla, do Grupo Light, na Comunidade Santa Marta. O trabalho desenvolvido tem como foco a troca de lixo por desconto na conta de luz.

A ideia inovadora se transformou no projeto sustentável Light Recicla, que hoje atende as comunidades Santa Marta e seu entorno (Botafogo e Humaitá), Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cruzada São Sebastião, Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras. Por meio da ação, o Grupo Light disponibiliza ecopontos para cadastro dos participantes, que recebem o cartão do cliente e passam a entregar materiais recicláveis em troca de descontos em sua conta de luz. 

A Conferência terá ainda um programa Pós-Evento, no sábado, dia 26 de abril, que ampliará as visitas a projetos selecionadas no Rio de Janeiro.

Tecnologia

Evoluções na tecnologia e na concepção do evento irão proporcionar maior conforto e comodidade ao público. Um aplicativo, já testado e desenvolvido para a SB San Diego, facilitará o networking entre a audiência e os palestrantes, além de oferecer todas as informações sobre a programação e conteúdos adicionais.

O espaço da conferência, projetado pelo Atelier Marko Brajovic, foi pensado para facilitar o tanto o networking quanto o trabalho, assim os participantes poderão utilizar os ambientes do evento como extensões de seus escritórios, para realização de reuniões presenciais ou por telefone, respondendo mensagens e conciliando a presença no evento com as demandas urgentes de sua rotina profissional.

Haverá ainda o Innovation Open, uma competição de start-ups que oferecem produtos e serviços inovadores de modo alinhado à nova economia. A disputa será realizada no Brasil pela primeira vez. Os prêmios da audiência e do júri especial incluem recurso financeiro e apoio de consultorias.

Para saber mais sobre o Sustainable Brands Rio 2014 acesse o site do evento.