- Publicidade -

Sueco cria wakeboard elétrico que descarta uso de lancha e não polui

A “prancha” motorizada permite a prática do esporte sem que seja necessário o uso de uma lancha ou de ondas.

O sueco Philip Werner desenvolveu um wakeboard elétrico. A “prancha” motorizada permite a prática do esporte sem que seja necessário o uso de uma lancha ou de ondas, podendo ser usado em represas e canais sem poluir a água com a queima de combustíveis.

- Publicidade -

A invenção começou a ser planejada em 2012, quando Werner ainda estava na universidade. Nos últimos dois anos o sistema foi aprimorado e apresentado ao público com a intenção de ser disponibilizado ao mercado no próximo ano.

Apelidado de Radinn Board, o wakeboard elétrico é capaz de alcançar a velocidade máxima de 25 nós, o equivalente a 46 km/h. A potência é suficiente para garantir emoção aos esportistas e permitir que algumas manobras semelhantes ao do wakeboard tradicional sejam feitas, sem que o praticante precise ser puxado por um barco.


Foto: Divulgação

O primeiro protótipo já está pronto e foi desenvolvido com a ajuda do sócio de Werner, Alexander Lind, com os engenheiros Oskar Oden e Filip Böttcher. Todo o sistema, incluindo a bateria, pesa 29 quilogramas e é pequeno o bastante para ser transportado dentro do porta-malas de um carro. De acordo com os inventores, a bateria utilizada tem autonomia de 30 minutos e a velocidade é controlada por um controle remoto.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

A empresa pretende melhorar ainda mais esses números, para que o wakeboard chegue ao mercado mais eficiente. Com a melhoria no sistema, ele poderia até ser pensado também como uma alternativa para a locomoção, substituindo pequenas embarcações.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

O Radinn Board já está disponível em pré-venda, mas o preço ainda é alto e gira na média de 48 mil reais.

Veja no vídeo abaixo essa tecnologia em funcionamento:

Redação CicloVivo