- Publicidade -

Suécia projeta usina de biomassa que funciona também como espaço cultural

A estrutura será usada para gerar energia apenas durante o inverno.

A biomassa é uma importante alternativa para a produção de energia limpa. A opção tem ganhado muita força em países europeus, pois soluciona dois problemas de uma só vez: o lixo e a eletricidade. Diante disso, a cidade sueca de Uppsala, já planeja a sua própria usina de biomassa.

- Publicidade -

A estrutura não será apenas usada para a produção de energia. O intuito governamental é utilizá-la apenas durante o inverno, quando a demanda por eletricidade é maior. Durante o restante do ano o espaço precisaria ganhar uma utilidade diferente.


Imagem: Divulgação

Nas mãos do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, a usina também funcionará como uma bela estufa geodésica colorida. Durante metade do ano os resíduos de biomassa serão queimados no local para gerar energia e nos meses seguintes os turistas e comunidade local ganham mais uma opção para o lazer.


Imagem: Divulgação

- Publicidade -

No período em que a usina estará fechada para a produção, os painéis solares instalados em toda a sua fachada serão os responsáveis por produzir a energia necessária para o seu funcionamento.

Além de toda a beleza envolvida no projeto, a construção também poderá servir para abrigar shows, exposições, festivais culturais e muitas outras atrações tradicionais ao verão europeu. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -