- Publicidade -

Startup da PUC-Rio oferece curso de Educação Ambiental a professores

A proposta tem como objetivo apresentar e criar novas soluções para a gestão do lixo.

O Instituto Moleque Mateiro, startup do Instituto Gênesis da PUC-Rio, executará o Programa de Educação Ambiental "Por um mundo melhor, por escolas melhores" para professores de escolas públicas de quatro cidades brasileiras. A proposta tem como objetivo apresentar e criar novas soluções para a gestão do lixo, como estratégia para auxiliar as cidades a se adequarem às normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A legislação determina que todos os municípios brasileiros devem acabar com seus lixões até agosto deste em ano.

- Publicidade -

Ministrado por educadores do próprio instituto, o curso busca oferecer novos conhecimentos e habilidades para professores, que desenvolverão ideias inovadoras sobre o processo de segregação de resíduos sólidos. O projeto forma os profissionais para que atuem como multiplicadores da Educação Ambiental em suas escolas e municípios. Ao todo, quatro cidades receberão os educadores do IMM: Caieiras (SP), Betim (MG), Joinville (SC) e Curitiba (PR).

Os cursos acontecem entre maio e agosto. Durante o processo, os professores farão um diagnóstico socioambiental de suas regiões, além de participarem de aulas teóricas e práticas, onde debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos e aplicarão os conceitos em um projeto para a escola ou local onde vivem. As ideias geradas serão apresentadas duas semanas depois para representantes da escola, município e Moleque Mateiro.                        

Patrocinado pela Essencis, empresa especializada em soluções sustentáveis, o projeto é uma parceria com a Cultura Sustentável, grupo que apresenta soluções para uso das leis de incentivo, direcionando parte do Imposto de Renda das empresas para iniciativas que beneficiem a sociedade. Para as companhias, o maior ganho é a possibilidade de investir em sua região de atuação, capacitando seus habitantes e fomentando a sustentabilidade.

- Publicidade -