Inicio Tecnologia Spray captura raios solares para iluminar cidade à noite

Tecnologia

Spray captura raios solares para iluminar cidade à noite

Criado no Reino Unido, produto sensível à luz do sol pode até substituir iluminação pública nas vias de circulação.

3 de agosto de 2016 • Atualizado às 15 : 30

Levar a sustentabilidade aos pavimentos vem se tornando tendência em várias partes do mundo. | Foto: Divulgação

Spray captura raios solares para iluminar cidade à noite
16.21K
0

Mais uma vez os britânicos surpreenderam o mundo com suas apostas em sustentabilidade: batizado de Starpath, o produto é um spray especial para pavimentos, capaz de absorver e armazenar os raios ultravioletas emitidos durante o dia, para iluminar a estrutura quando escurece. O spray deixa mais atraente a percepção estética do cenário urbano, e também é uma boa alternativa para poupar recursos de iluminação pública e reduzir o consumo de energia.

Desenvolvido pela empresa Pro-Teq Surfacing, o Starpath (livremente traduzido para “Caminho das Estrelas”) foi aplicado no trecho de uma trilha do Christ’s Pieces Park, situado nas localidades de Cambridge, no Reino Unido. Como o spray faz com que o pavimento absorva os raios UV, a quantidade de luz emitida à noite depende da intensidade e da duração da incidência solar ao longo do dia, na via em que foi aplicado o produto.

O spray faz o chão brilhar e pode ser implantado em qualquer tipo de pavimento já construído – seja em trilhas, ciclovias, ruas, avenidas, estradas ou calçadas – e também em madeiras, isso torna o Starpath uma alternativa totalmente sustentável, uma vez que reduz a dependência da rede elétrica convencional e incentiva o aproveitamento de fontes naturais, limpas e intermináveis de energia (neste caso, os raios ultravioletas emitidos pelo sol).

Além de proporcionar um efeito atraente, o produto também aumenta a segurança dos pedestres, não só prevenindo quedas, mas também diminuindo o stress e a violência nas vias públicas.

Levar a sustentabilidade aos pavimentos vem se tornando tendência em várias partes do mundo: recentemente, os norte-americanos apresentaram uma calçada capaz de gerar energia solar, e, em julho, foi desenvolvido na Holanda um asfalto que absorve a poluição do ar. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o Starpath:

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

(16209)

logo
Fechar
Abrir
logo