- Publicidade -

SP transforma antiga Chácara do Jockey em parque multiuso de 143,5 mil m2

A área verde reunirá cultura, esportes e educação, com centro cultural, pista de skate, quadra, creche e pré-escola.

Fabio Arantes/Secom

A Chácara do Jockey está em obras para se transformar em um parque municipal de 143,5 mil metros quadrados. A área verde reunirá cultura, esportes e educação, com centro cultural, pista de skate, quadra, creche e pré-escola.

- Publicidade -

“Estamos com as obras muito adiantadas dos equipamentos iniciais da Prefeitura, que são a parte educacional, com CEI e EMEI, a esportiva, com uma das maiores pistas de skate do Brasil, quadra poliesportiva e os campos de futebol recuperados, e cultural, que terá um centro de economia criativa. Nós vamos abrir a praça, a área de contemplação e as primeiras baias”, anunciou o prefeito FernadoHaddad. Segundo ele, a reabertura está prevista para 30 de abril.

A elaboração do projeto contou com a participação dos moradores do bairro. A primeira etapa da inauguração cotemplará a entrega de equipamentos de ginástica para idosos, uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), quadra, vestiários, horta comunitária, playground, espaços de convivência com churrasqueiras e salão de festa, além de pista de caminhada. Os praticantes de skate terão à disposição duas pistas oficiais, do tipo bowl e street, em construção de acordo com os parâmetros da federação paulista da modalidade.

Foto: Fabio Arantes/Secom
Foto: Fabio Arantes/Secom

Os muros que cercavam a antiga chácara também foram derrubados e trocados por grades. “Foi feita uma recuperação para abrir, para as pessoas utilizarem. Ao longo do tempo, novos equipamentos serão entregues. Temos ainda uma reforma ainda para a reocupação global, porque nós queremos preservar a memória do local, para dialogar com a população e com a história do Jockey”, afirmou Haddad. A Prefeitura recebeu a posse da área em outubro de 2014.

Foto: Fábio Arantes/Secom
Foto: Fabio Arantes/Secom

Já estão concluídas as obras da creche e da pré-escola, que juntas oferecerão mais de 800 vagas para crianças de zero a cinco anos. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Chácara do Jockey já está em funcionamento e atende 175 crianças.

- Publicidade -

A segunda etapa da reforma transformará o parque em um polo cultural nas antigas cocheiras e alojamentos de cavalariços, além de pequenas edificações onde funcionavam a administração e a residência do Gestor. Estas construções abrigarão oficinas, estúdio de gravação, salas de produção e sala multiuso para dança, música, reuniões e apresentações cênicas. No Polo também funcionará o Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEA).