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SP ganhará 400 km de vias para ciclistas até 2016

Serão eliminadas de 30 a 40 mil vagas de estacionamento em toda a cidade para dar lugar às novas vias.

A cidade de São Paulo apresentou um novo plano cicloviário que promete estender as opções de mobilidade para os ciclistas. O anúncio foi feito na última quarta-feira (4) pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

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Entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, serão mais 400 Km de vias cicláveis até o fim de 2016, que, segundo Tatto, se somará aos150 km de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.

“Hoje, temos 21Km de ciclovias em construção nas avenidas Cruzeiro do Sul, Eliseu de Almeida, no bairro Jardim Helena (Zona Leste) e em Parelheiros (Zona Sul), queremos, e vamos, fazer muito mais”, afirmou o secretário. A promessa é que os novos percursos sejam espalhados pela cidade conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho.

De acordo com os projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será de R$ 80 milhões. “Estamos vendo a melhor maneira de viabilizar essa verba, talvez uma parte do dinheiro possa vir do FEMA (Fundo Estadual do Meio Ambiente)”, sinalizou Tatto.

Padrão CET

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Para planejar a futura rede cicloviária, as diretrizes que norteiam os técnicos da CET foram revistas e determinam que elas se enquadrem no seguinte padrão:

– Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária

– Conectividade dos trajetos

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– Linearidade: menor distância possível na viagem

– Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)

– Integração modal com transporte de média e alta capacidade

– Uso da estrutura como meio de transporte

– Preferência por ruas secundárias

– Não se eliminar a faixa de rolamento

– Implantar preferencialmente no lado esquerdo

– Ser preferencialmente bidirecional

Para que a implantação seja possível, vagas de estacionamento (inclusive as de Zona Azul) serão removidas – a estimativa é eliminar de 30 a 40 mil vagas de estacionamento em toda a cidade para dar lugar às novas vias.

As primeiras vias com o novo padrão CET serão localizadas na região central de São Paulo, ligando o Paissandu à Sala São Paulo. O trecho começa no Largo do Paissandu, passando pela Rua Antônio de Godoi, a Av. Cásper Líbero e a Rua Mauá compondo assim um trajeto de 1,6 Km de ciclovia. A previsão de inauguração já é no próximo sábado (7). 


Imagem acima mostra como é o modelo “padrão CET”

Confira aqui o plano cicloviário na íntegra. 

Redação CicloVivo