- Publicidade -

SP ganha novos corredores de ônibus e Haddad promete mais melhorias

A primeira mudança aplicada foi a inserção de corredores de ônibus em duas das principais vias de trânsito rápido da capital.

Os diversos protestos ocorridos em São Paulo parecem ter surtido efeito. O pedido de redução nas tarifas do transporte coletivo foi aceito e o prefeito Fernando Haddad promete melhorar as condições de transporte na cidade.

- Publicidade -

A primeira mudança aplicada, que teve início antes mesmo das manifestações populares, foi a inserção de corredores de ônibus em duas das principais vias de trânsito rápido da capital. A Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros passaram a ter vias exclusivas para os coletivos.

O corredor da Marginal Tietê foi inaugurado no último mês, passou por testes e os motoristas que desrespeitam a norma já são multados. A pista exclusiva na Marginal Pinheiros foi inaugurada na última segunda-feira (1) e ainda está em fase de testes. Quando as multas começarem a ser aplicadas, os infratores receberão três pontos na carteira e serão obrigados a pagar R$ 53,20.

Em seu discurso durante a vistoria do corredor na zona sul da cidade, o prefeito Fernando Haddad informou que a intenção é priorizar o transporte de massa. “Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem”, explicou em declaração ao Estadão.

A providência tomada nas duas marginais deve ser repetida em outras vias da capital. “Onde quer que tenha três faixas, a ideia é segregar uma para ônibus. Não é justo que o transporte de dois terços dos trabalhadores não tenha pelo menos um terço das faixas disponíveis”, argumentou Haddad.

- Publicidade -

Em abril deste ano o prefeito liberou a verba de R$ 1,43 bilhão para a construção de novos corredores de ônibus, que devem ser instalados, inclusive, na periferia de São Paulo.

Conselho Municipal de Trânsito e Transporte

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte é mais uma importante conquista para os paulistanos. A prefeitura anunciou a disponibilização de 13 vagas a serem preenchidas por representantes da sociedade civil, com o intuito de formar um grupo para dialogar soluções para a cidade.

- Publicidade -

Entre as funções exercidas pela comissão, está o acompanhamento da elaboração e implantação da Política Municipal de Mobilidade Urbana, que deve determinar novas políticas públicas para tornar a cidade mais humana e sustentável, elevando a qualidade de vida dos habitantes.