Inicio Desenvolvimento Sob polêmica, usina nuclear é fechada na Espanha

Desenvolvimento

Sob polêmica, usina nuclear é fechada na Espanha

Apesar de ser um resultado bastante comemorado pelos ambientalistas, a decisão ainda gera polêmica e é alvo de discussões políticas e econômicas.

8 de julho de 2013 • Atualizado às 14 : 05
Sob polêmica, usina nuclear é fechada na Espanha

1.94K
0

A usina nuclear de Santa Maria de Garoña, na Espanha, encerrou suas atividades no último sábado (6). Apesar de ser um resultado bastante comemorado pelos ambientalistas, a decisão ainda gera polêmica e é alvo de discussões políticas e econômicas.

Os representantes da indústria esperam conseguir colocar novamente a usina em operações, sob a alegação de que a paralisação não se deve aos problemas com segurança e sim por questões econômicas.

A usina espanhola funcionava desde 1971, no entanto, a polêmica em torno da estrutura ganhou mais forças em 2012, quando a matriz foi separada da rede de distribuição elétrica com o intuito de evitar o pagamento de impostos sobre o combustível utilizado para mantê-la em funcionamento.

A empresa responsável pela administração da estrutura alega que a usina funciona em plena segurança e que passou por sucesso nas últimas avaliações feitas por organizações internacionais e espanholas.

Mesmo com a manifestação da empresa, os órgãos de defesa ambiental pedem que as autoridades da Espanha não voltem atrás na decisão e mantenham a usina fechada. O Greenpeace, que realizou protestos para o fechamento da usina, vê a possibilidade de reabertura como uma ação “criminosa” e pede que as atividades não sejam retomadas de forma alguma.

Redação CicloVivo

(1936)

logo
Fechar
Abrir
logo