- Publicidade -

Site “Razões para Acreditar” reúne histórias positivas e inspiradoras

Plataforma mostra belas iniciativas no mundo inteiro de empresas e sociedade civil.

Há pessoas no mundo inteiro fazendo boas ações e inspirando outras tantas a fazerem o mesmo. Mas, ao abrir um jornal impresso ou ligar a televisão quase não se vê esse tipo de notícia. Na contramão dessa tendência surgiu o site “Razões para acreditar”, que faz questão de reunir apenas histórias positivas.

- Publicidade -

O fundador do site Vicente Carvalho teve a ideia após ler uma postagem de uma amiga no Facebook, que compartilhou uma lista com diversos exemplos de pessoas que faziam o bem. O link poderia passar despercebido, mas ele comentou: “Ainda existem razões para acreditar!” e na mesma madrugada teve a ideia de fazer um blog contando sobre coisas boas que havia feito ou presenciado.

No início do blog, Carvalho relata, por exemplo, o dia em que realizou uma viagem surpresa para o casamento da irmã que mora em Rondônia. Ele, que reside em São Paulo, foi “dispensado” da tarefa de ir até lá, uma vez que o casório era apenas no civil e não haveria grandes comemorações, mesmo assim resolveu prestigiar a data. Foi assim, por meio de suas experiências, que começou a escrever de maneira totalmente despretensiosa.

“O principal problema é que os grandes jornais só divulgam coisas ruins, então as pessoas têm a impressão de que tudo está muito ruim, quando na verdade não podemos ser tão pessimistas, existem iniciativas no mundo inteiro de empresas e sociedade civil que já fazem muitas coisas de impacto positivo”, afirma o fundador do site em entrevista ao CicloVivo.

O site reúne histórias inspiradoras, que, sem dúvidas, servem de combustível para diversos leitores. “Sempre falo que não é que eu seja utópico e acho que o mundo é sempre do bem, a questão é que já tem veículos demais falando de coisas ruins, então no ‘Razões para Acreditar’ não entra”, explica Carvalho.

- Publicidade -

Mas, de onde será que vem tanta motivação para, diariamente, ressaltar o “lado bom da vida”? Carvalho explica que sempre foi muito otimista, apesar de nunca ter tido uma vida familiar tranquila.

“Nós não passamos fome, mas vivíamos uma vida limitada, meu pai não parava em nenhum emprego e minha mãe trabalhava em atividades sem grande remuneração. Eu e minhas três irmãs começamos a trabalhar cedo e isso foi a melhor coisa que fizemos. Aprendi cedo a dar valor ao meu dinheiro, mesmo quando não trabalhava em empresa, eu inventava coisas pra ganhar um troco”, relata.

Formado em Publicidade, ele conta que chegou a fazer caixas de embalagem para presentes, o que inclusive ajudou-o a pagar algumas mensalidades da faculdade.

- Publicidade -

“Pegava carona com colegas para ir à faculdade ou, quando não conseguia, ia de bicicleta até certo trecho da cidade”. Dessa forma, ele pegava apenas um ônibus invés de dois, economizando uma passagem, além de ganhar uma renda extra fazendo trabalhos de faculdades para os colegas. “O mais forte que me lembro desse período é que em nenhum momento ficava triste ou mal humorado pelo fato de passar por essas coisas, tinha muito claro na cabeça: ‘isso é temporário’. E esse pensamento sempre me moveu a seguir adiante, sempre”.

Quem já acompanha o site, em breve, verá que o projeto visual do espaço será repaginado: “Ganhará uma cara mais profissional e um ‘corpo’ condizente às intenções futuras do site, que agora terá oito categorias fixas e novos colaboradores que me ajudarão a diversificar as histórias contadas no site, mas sem perder a curadoria feita de forma humana e de coração. Estou absurdamente feliz com tudo que tem acontecido a mim, que o site tem me proporcionado, me permitindo conhecer pessoas incríveis e poder aprender com elas, isso é algo realmente impagável”.

Por Marcia Sousa – Redação CicloVivo