Inicio Desenvolvimento Sistema mais barato de aquecimento geotérmico para uso doméstico é testado em NY

Desenvolvimento

Sistema mais barato de aquecimento geotérmico para uso doméstico é testado em NY

Sistema promete ser três vezes mais eficiente que os sistemas convencionais de aquecimento e resfriamento.

19 de julho de 2017 • Atualizado às 11 : 12

Foto: iStock by Getty Images

Sistema mais barato de aquecimento geotérmico para uso doméstico é testado em NY
1.86K
0

O calor proveniente do interior da Terra pode ser aproveitado para gerar a energia que uma residência precisa. No entanto, captar essa energia do solo requer conhecimentos geográficos, químicos e geológicos, sem falar do investimento. É pensando nestas questões que a startup Dandelion, nos Estados Unidos, desenvolveu um sistema econômico, de fácil aplicação e que ainda promete ser três vezes mais eficiente que os sistemas convencionais de aquecimento e resfriamento.

Desenvolvido ao longo de dois anos, o sistema ganhou dois milhões de financiamento, o chamado capital semente. Atualmente, ela já opera em 11 municípios de Nova York e já planeja suas primeiras instalações em setembro.

Para reduzir os custos, a startup investiu no desenvolvimento de sua própria ferramenta de perfuração do solo, que é menor e mais ágil do que as disponíveis hoje no mercado. A tecnologia ainda tem como vantagem fazer buracos menores (o que significa menos sujeira e menos recursos para cobri-los depois) e também pode fazer algumas perfurações automatizadas, de forma que o trabalho ficará pronto em no máximo dois dias.

Posteriormente, a empresa quer reduzir os preços dos equipamentos, aumentar a eficiência na instalação e oferecer pacotes de financiamento onde os proprietários paguem mensalmente ao invés de pagarem todo o sistema de uma só vez. Assim como já é feito com a energia solar.

Mas, por enquanto, os valores são baseados principalmente nas condições da própria casa. Casas mais frias, por exemplo, têm custo maior de instalação. Também são consideradas a disponibilidade de eletricidade e custos de combustíveis locais, há quanto tempo a casa foi construída e o estilo arquitetônico. A avaliação, segundo a startup, é atrair os clientes que realmente vão economizar usando o sistema.

O grande objetivo é tornar este tipo de fonte tão competitiva quanto a energia solar. E se depender da experiência dos proprietários, há grandes chances disso dá certo. A CEO Kathy Hannun já trabalhou como gerente de produtos no Google, enquanto seu parceiro, James Quazi, vendeu um serviço de melhoria de casa para o SolarCity -, uma das principais empresas de instalação solar.

what-is-dandelion-2 what-is-dandelion-1Imagens: Dandelion/Divulgação

Redação CicloVivo

 

 

(1857)

logo
Fechar
Abrir
logo