- Publicidade -

Sesc e Senac lançam publicação “Cadeia de Reciclagem: um olhar para os catadores”

O livro destaca a importância dos trabalhadores envolvidos no processo de reciclagem e preservação do meio ambiente.

A publicação "Cadeia de Reciclagem: um olhar para os catadores" discute um dos grandes desafios dos centros urbanos contemporâneos: encontrar alternativas para gerenciar quantidades crescentes de resíduos sólidos decorrentes da expansão da produção e consumo em nível mundial. 

- Publicidade -

Em todo o mundo, uma das alternativas para lidar com este desafio tem sido a ampliação de programas de coleta seletiva e o reaproveitamento destes materiais. No Brasil, ainda que programas municipais de coleta seletiva e iniciativas empresariais para a reciclagem de materiais tenham se expandido nos últimos anos, são os catadores os principais agentes da cadeia reversa de resíduos sólidos.

Individualmente ou cooperados, os milhares de catadores atuando nas cidades brasileiras conseguem alimentar a enorme base de materiais reaproveitáveis que circulam pela cadeia de reciclagem até serem incorporados novamente em inúmeros produtos e processos. No entanto, mesmo sendo os responsáveis pela maior parcela da coleta, é o grupo integrante da cadeia de reciclagem brasileira que recebe a menor parcela do valor gerado no processo.

Pensar uma cadeia de reciclagem mais justa, que distribua de forma mais equitativa os ganhos gerados com esta atividade, depende de um olhar mais atento para esta realidade e para o papel a ser desempenhado por cada ator social. Não se trata de favor ou assistencialismo, mas sim da valorização, ainda que tardia, do papel que os catadores desempenham para a expansão do mercado de reciclagem e mitigação de impactos socioambientais nos centros urbanos brasileiros.

Na valorização desse olhar, a obra dos autores Jacques Demajorovic e Márcia Lima, publicada pela Editora Senac São Paulo e pelas Edições Sesc São Paulo, aborda temas como meio ambiente, sustentabilidade, cadeia de reciclagem, políticas públicas, inclusão social e corresponsabilidade. A publicação também apresenta uma bela e sensível sequência de imagens que revelam o dia a dia desses trabalhadores, com algumas fotos captadas pelos próprios catadores.

- Publicidade -

A publicação será vendida por R$ 34,90 com lançamento no próximo sábado (15) das 16h às 19h na Fnac Pinheiros, localizado na Praça dos Omaguás, 34, em São Paulo.

Na ocasião, haverá bate-papo entre os organizadores do livro e os catadores, e na sequência sessão de autógrafos.

- Publicidade -