- Publicidade -

Sesc Itaquera expõe “Uma viagem pela Amazônia”

A realidade pouco conhecida da maior biodiversidade do planeta é tema da exposição Amazônia Mundi em São Paulo.

Instalado em meio ao Sesc Itaquera, em São Paulo, a exposição “Amazônia Mundi” exibe diversos animais, como pássaros, peixes, macacos e serpentes. Ao longo da intervenção, o visitante entende como se dá diversos fenômenos da natureza e também interfere no ciclo das águas e no clima com um toque dos dedos. A destruição da região amazônica, em decorrência do modelo atual de consumo, é destacada na instalação "Amazonfagia".

- Publicidade -

Ocupando mais de 1200 metros quadrados, divididos em dois espaços da unidade, a mostra conta com uma Vila Amazônica, esculturas gigantes de animais da região, instalações artísticas que aludem à floresta suspensa e ao ciclo das águas e uma oca construída por índios Wayana.

A visitação permite a observação fugaz de animais e sons escondidos na “floresta”, além das constelações do céu, vistas por diferentes culturas indígenas. A trilha sonora do espaço expositivo, concebida por Alvise Migotto, recria sons de pássaros, insetos, vento e chuva, que compõem cada ambiente de uma forma diferente.

A primeira montagem foi realizada em 2002, no Sesc Pompeia, ainda como Amazônia.br.

“O trabalho ganhou maturidade nesses 10 anos. Depois das exposições anteriores percorrerem França, Suíça, Alemanha, EUA, Japão, Cingapura, Coréia do Sul e México, afinamos nossas percepções e criamos um novo olhar para questões fundamentais sobre esse território de conhecimento. Ali na floresta, a ciência mais apurada e a sabedoria intuitiva do homem podem convergir para um novo mundo de convivência pacífica. Essa exposição é mais que uma mostra. É uma convocatória para nos conectarmos e integrarmos à Amazônia”, explica Anna Claudia Agazzi, curadora da exposição.

- Publicidade -

A exposição Amazônia Mundi teve início em novembro e vai até Maio de 2015. 

- Publicidade -