- Publicidade -

Série mostra pessoas que dedicam a vida para cuidar das florestas e da água

Em meio à crise hídrica enfrentada por diversas cidades em todo o planeta, a primeira edição falou justamente sobre a água.

A National Geographic, em parceria com a Coca-Cola, lançou neste mês uma série de documentários que mostram histórias de pessoas que dedicam suas vidas para tornar o mundo um lugar melhor. Em meio à crise hídrica enfrentada por diversas cidades em todo o planeta, a primeira edição falou justamente sobre a água.

- Publicidade -

As histórias apresentadas no primeiro episódio do “Pacto com o Planeta” mostram que é possível fazer a diferença e ajudar na preservação com ações simples e locais. A primeira personagem é a Nancy Cabrera, uma mexicana que vive em Santiago Bayacora, uma área que por anos foi explorada por madeireiros.


Foto: Divulgação

O desmatamento foi tão grande que a terra começou a ficar árida, pois já que não tinham árvores, também não tinha chuva. Com o tempo o solo foi empobrecendo e toda a comunidade foi afetada. Porém, tudo está mudando por lá desde que foram instaladas estufas em que as mulheres, inclusive Nancy, cultivam novas mudas para o reflorestamento. A região voltou a ter vida e a população já sonha com um futuro muito melhor.

Carol Polanía é bióloga da ONG The Nature Conserancy e também a segunda personagem do documentário. Ela se dedica à preservação de uma área montanhosa em Chingaza, na Colômbia. A região é responsável por boa parte da água utilizada na capital, Bogotá, e também é o abrigo para muitos criadores de gado. A missão, então, era encontrar uma forma de conciliar as duas coisas sem comprometer os recursos naturais. E eles conseguiram.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

O Equador também teve o seu representante na série. Don Galo é um agricultor que recebeu ajuda para produzir sem desmatar. Hoje, ele luta pela terra, mas sempre tendo como premissa o cuidado com os recursos hídricos, o manejo sustentável e as boas práticas ambientais. Não só ele, mas outros produtores de El Carmen, se juntaram para cuidar da região onde vivem e os resultados florescem junto com as árvores nativas que se espalham pelos campos.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

No Brasil, o documentário mostrou a Amazônia através das ações Zé Roberto da Silva, um ex-desmatador que mudou de lado. Durante anos, o corte de árvores foi sua única fonte de sustento, assim como havia sido com o pai e o avô de Zé Roberto. No entanto, a partir de uma ajuda oferecida pela Fundação Amazônia ele pôde encontrar uma nova ocupação: guarda-ambiental e líder comunitário.


Foto: Divulgação

A continuação da série ainda mostra histórias inspiradoras de pessoas que fizeram um “Pacto com o Planeta” e atuam em diferentes áreas para promover um futuro muito mais sustentável.

Clique aqui e veja  os episódios on-line.

Redação CicloVivo