- Publicidade -

Série literária aposta em ficção para falar de meio ambiente a jovens

A coleção Sonho Verde usa o poder da leitura para mostrar a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental ao público jovem.

A coleção Sonho Verde usa o poder da leitura para mostrar a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental ao público jovem. Formada por dez livros, a série da Editora DSOP será lançada neste sábado (25), em São Paulo.

- Publicidade -

O lançamento ocorre em um momento em que essa abordagem se mostra imprescindível, principalmente, perante a crise ambiental recente, com uma forte seca no sudeste. A Coleção, projeto concebido pela jornalista, pesquisadora e crítica literária Mirna Queiroz, tem o objetivo de renovar a ficção juvenil a partir de temas ligados à sustentabilidade, incitando a reflexão do papel que cada um exerce na sociedade por meio das mais diferentes perspectivas. Isso tudo, com um texto ágil e histórias instigantes, que conseguem prender a atenção dos leitores.

 “A coleção Sonho Verde oferece bom e farto material para evocar o debate sobre um estado de coisas insustentáveis, sem sentido no modo como vivemos que pode mobilizar não apenas jovens, mas leitores de todas as idades”, conta Mirna Queiroz.

Nessa primeira fase, a Coleção é composta por cinco títulos assinados por autores e ilustradores reconhecidos no Brasil e no exterior. Juntos, esses títulos constroem um diálogo intertextual com várias facetas que atendem um único objetivo: "promover, pelo viés literário, a conscientização para a necessidade de uma nova ética", como anunciado na quarta capa.

A inspiração de Mirna para esse projeto surgiu durante o Rio+20, quando ela viu jovens do mundo inteiro se articular para registrarem suas expectativas e seus sonhos em vídeo, assumindo o papel para a criação de uma nova ética. Na visão da jornalista, era possível transpor esse projeto para a literatura compondo um mosaico de obras que permitem leitura transversal – "alguns leitores poderão apenas se divertir, passar algumas horas agradáveis com Sonho Verde. Outros poderão, sim, se sentir desafiados pelos temas ali abordados. O papel de mediação é que vai fazer a diferença". 

- Publicidade -