- Publicidade -

Sensor de ambiente desliga aparelhos ligados indevidamente

O Bugplug é um conceito de medidor de energia que ajuda as crianças a economizarem eletricidade. Anexando-o a uma régua de energia, um sensor irá monitorar o quarto para detectar movimento. Se não houver ninguém, ele desligará qualquer aparelho.

O BugPlug é uma pequena “criatura” que ajuda a economizar energia, pois ele busca dispositivos que estão consumindo eletricidade desnecessariamente e os desliga.

- Publicidade -

O conceito foi concebido pelo designer polonês Kamil Jerzykowski, do Ah&Oh Studios, e para fazê-lo funcionar basta anexá-lo a um aparelho (ou um conjunto de aparelhos elétricos através de uma “régua”). Um sensor infravermelho irá procurar a presença humana, detectando o calor do corpo e o movimento. Se nada for detectado, o Bugplug desligará os dispositivos não utilizados.

Ele é monitorado através de um temporizador ajustável, instalado na barriga da “criatura”, que corta a energia após zero e seis (ou possivelmente até 30) minutos em um cômodo sem movimento. O temporizador define quanto tempo o dispositivo deve esperar para cortar a energia. Se a rotina de uma pessoa envolve a movimentação de uma sala para outra constantemente, ela não precisará ligar e desligar os aparelhos a cada vez que retornar.

A única ressalva é que há uma abundância de itens que as pessoas gostam de manter ligado estando no aposento ou não, como uma “babá eletrônica”, um carregador de celular ou despertador. Outro inconveniente é que pode também acontecer de as luzes se apagarem se você estiver tranquilamente lendo um livro.

O projeto destaca-se como um exemplo peculiar de design para economia de energia e é perfeito para famílias com filhos, ativos que mudam de atividade sem terminar a outra primeiro.

- Publicidade -

O gadget de economia de energia “amigo do meio ambiente” foi um dos cinquenta finalistas do segundo Concurso de Design Greener Gadgets Design Competitionem 2009. Com informações do Inhabitots e Gizmodo.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -