- Publicidade -

Seleção CicloVivo: 14 eventos imperdíveis do primeiro dia da Virada Sustentável

Difícil escolher entre tantas opções? O CicloVivo dá uma mãozinha.

Nesta quinta-feira (24) começa mais uma Virada Sustentável na capital paulista. Serão inúmeras oficinas, palestras, rodas de conversa e debate para aprender e se entreter até o domingo. Com tantas opções é quase impossível não ficar indeciso, mas separamos algumas atividades bacanas que você pode se interessar. Os eventos estão espalhados por São Paulo, por isso clique sempre no link “mais informações” para saber o local exato da atividade que te interessa.

- Publicidade -

Bela Gil dá sua visão sobre desperdício

A partir das 19h, Bela Gil estará no Shopping Villa Lobos participando da programação Sabor de Sobra por Comida Invisível. A ideia é convidar o público para uma reflexão sobre a relação que temos com a comida, principalmente, na questão do desperdício. Mais informações aqui.

Feira 100% Orgânica com os produtores

A Casa Orgânica, primeiro supermercado 100% orgânico, vai trazer diretamente o produtor para vender e esclarecer sobre os produtos orgânicos, como sua origem, sazonalidade e seu trabalho.

- Publicidade -

A feira acontece a partir das 11h nesta quinta-feira, mas haverá outras oportunidades na sexta e no sábado. Mais informações aqui.

Moda Limpa: construindo uma rede do futuro da Moda

Haverá uma bate-papo com Marina De Luca, estilista focada em moda sustentável, sócia do portal Moda Limpa e que hoje se dedica ao desenvolvimento de pesquisas. Atuou por cinco anos na C&A, tendo passagens por China, Índia, Indonésia e Hong Kong visitando fábricas. Mais informações aqui.

- Publicidade -

Debate com especialistas sobre Consumo Consciente | Canal Azul

img-8876

Debate baseado na premissa do filme “Amanhã Chegou”, que será ainda lançado em setembro. Começando com uma rápida reflexão sobre a criação da sociedade de consumo e o que significa o papel do consumidor na sociedade atual, o filme propõe uma reflexão sobre a ligação cidade-floresta, o uso de recursos, e o consumo como atitude política. O debate conta com a exibição de trechos do filme, captado em diferentes pontos da Amazônia, além de Rio de Janeiro e São Paulo, e com a presença de profissionais com visões abrangentes e nem sempre convergentes sobre o tema consumo consciente.

Os participantes: Renata Simões, Diretora do Documentário; Caio Magri, Presidente do Instituto Ethos; Aline Tristão, Diretora Executiva da FSC; Luiz Marques, Historiador, Professor e Antropólogo; Fabio Abdala, Gerente de Sustentabilidade da Alcoa; Alexandre Di Ciero, Gerente de Sustentabilidade da Cia Suzano Papel e Celulose; Michel Alcoforado, Sócio-Diretor da Consumoteca.

O evento começa às 20h. Mais informações aqui.

Prática de Shri Vivek Yoga

espaco_787x494

Prática integral, com técnicas que resgatam a essência do yoga, através posturas, respirações e meditação vamos entrando em contato com nosso próprio ser, proporcionando um estado de paz e relaxamento. Das 8h às 9h no Centro Comunitário Vila Madalena, localizado na Rua Manuel Henrique Lopes, 33. São 10 vagas para jovens e adultos.

Inscrições: [email protected] ou 11 973385820. Mais informações aqui.

Aula Shri Vivek Yoga +60

O mesmo espaço que falamos acima fará uma sessão especial voltada aos idosos a partir das 9h. Inscrições: [email protected] ou 11 973385820.

Brechó da troca

Tem um casaco encostado dentro do armário? Nesta atividade os participantes poderão trocar peças de roupa, calçados e acessórios com o objetivo de dar novos usos para essas peças, evitando a compra de itens novos e estimulando trocas não baseadas no consumo. Necessário trazer itens para troca, tais como: roupas, acessórios, calçados, livros, CD´s e DVD´s. Local: Palco da Orquestra Mágica.

A atividade acontece no Sesc Itaquera das 10h30 às 12h. Mais informações aqui.

Oficina de Luminária de Garrafa

luminaria-de-garrafa-foto-julia-parpulov-4

Os participantes construirão suas próprias luminárias, utilizando os seguintes materiais: garrafas de vidro limpas, lâmpadas, soquetes, interruptores, fio elétrico, plugues, chaves de fenda, alicates, desencapador de fio, parafusos niple para luminária, materiais para customização e rolhas de cortiça. Serão disponibilizadas ferramentas como chaves de fenda, alicates e desencapador de fio e uma retífica, além de garrafas de vidros que seriam descartadas e materiais para customização.

A oficina acontece a partir das 11h no Sesc Vila Mariana e a retirada de ingressos deve ser feito 1h antes, na Central de Atendimento. Mais informações aqui.

Meditação Indiana

Oportunidade de conexão através da antiga técnica de meditação da Índia na Bija Yoga. O evento acontece por meio do Programa Ecobairro, que atua em São Paulo desde 2004. Haverá sessões das 7h30 às 8h30 e das 16h às 17h. Veja aqui e aqui.

Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas

Das 10h às 13h, haverá um debate com Carlos Leite, que é arquiteto e urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP; José Police Neto, que é especialista em estatística aplicada às ciências sociais e sociólogo; Nabil Bonduki, que foi superintendente de habitação popular do município de São Paulo; Alexandre Zeitune, vice-prefeito de Guarulhos. O papo terá mediação de Ricardo Young Silva, ex-vereador de São Paulo. Veja mais detalhes aqui.

Compartilhando Saberes: Yoga

21697_787x494

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fabiana Weykamp.

A aula acontece das 16:30h às 17:30h no deck da biblioteca Parque Villa-Lobos. Mais informações aqui.

Upcycling como Abordagem do Design para Sustentabilidade

A partir das 19h, haverá um papo com Agustina Comas, que é fundadora da marca COMAS, voltada à produção de peças femininas que usam como matéria-prima camisas masculinas, sobras da indústria têxtil e de confecção. Mais informações aqui.

Vire sua empresa

O projeto é inspirado em uma visão sobre o mundo dos negócios que preza o bem-estar dos funcionários. A ideia do grupo é inspirar empresas com cases e práticas sustentáveis. A programação do primeiro dia inclui massagem, meditação, ritual do chá, entre outras atividades. Veja tudo aqui.

ContAí

contai_787x494

Roda de conversa com especialistas e ativistas de diferentes áreas. Em formato descontraído e aberto à participação do público, promove reflexões sobre os temas que dizem respeito ao nosso futuro comum. Dentro da programação do primeiro dia, haverá três rodas:

– Ativismo 4.0 – O mundo andou para trás?

Veja aqui

– Ocupação do Espaço Público – Novo Modus Operandi

Veja aqui

– Kebrada pra que te Kero

Veja aqui

E esta é só uma parte de todas as atividades que agitarão a capital paulista nesta quinta-feira (24). Confira a programação completa aqui.

Redação CicloVivo