- Publicidade -

Segunda sem Carne: Salada de endívias com maçã e pepino

A endívia é um alimento de baixa caloria, rica em cálcio, vitamina A, fibras e minerais, como potássio e ferro.

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias. A dica de hoje é uma receita de salada desenvolvida pelo chef Mauro Mason, veja abaixo como prepará-la.

Ingredientes:

– 2 endívias cortadas em tiras finas

– 1 pepino

- Publicidade -

– 1 maçã-verde

– ½ maço de cebolinha picada

– ½ copo de iogurte grego

- Publicidade -

– 1 colher de (chá) de mostarda ou outro molho natural de sua preferência.

– Suco de meio limão

– 1 colher de azeite

– Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Em um refratário, misture iogurte, azeite, mostarda, suco de limão, sal e pimenta. Corte as endívias e a maçã em tiras e os pepinos em rodelas. Misture tudo e sirva a salada levemente gelada.

“A endívia, protagonista da receita, é um alimento de baixa caloria, rica em cálcio, vitamina A, fibras e minerais como potássio e ferro”, pontua o chef. Além disso, a maçã auxilia no combate ao diabetes e ao colesterol; e o pepino, por sua vez, contribui com vitaminas, fósforo, zinco e magnésio. As proteínas, tão necessárias à saúde dos músculos, aparecem fartamente no iogurte grego, dando ainda um toque especial à composição do prato.